O sentimento constante de que se é uma fraude e de que a qualquer momento você vai ser descoberto ou desmascarado pode indicar uma desordem psicológica chamada de síndrome do impostor.

O problema, apesar de ser frequente, não é muito comentado, pois muitas vezes pode ser confundido com o fato de a pessoa ser apenas humilde (característica, inclusive, admirada pela sociedade).

Além disso, até pessoas bastante reconhecidas pelo seu trabalho podem ter essa sensação. Emma Watson, por exemplo, declarou em uma entrevista:

“parece que quanto melhor eu me saio, maior é meu sentimento de inadequação, porque penso que em algum momento, alguém vai descobrir que eu sou uma fraude e que eu não mereço nada do que conquistei”.

Parece familiar isso tudo? Acompanhe a leitura e entenda um pouco mais sobre as principais características da síndrome!

Autodepreciação

O perfeccionismo e a comparação constante com outras pessoas colaboram para o sentimento de inadequação e de se sentir um fracasso. Além disso, a pessoa fica procurando falhas em si mesma, tem necessidade grande de agradar a todos o tempo todo, para causar boa impressão. Em certas situações, pode aceitar humilhações para conseguir essa aprovação. Com isso, sua ansiedade e depressão aumentam.

Desculpas externas para as conquistas

A vítima da síndrome não consegue acreditar que sua conquista foi devido a mérito próprio. Assim, está sempre atribuindo algum sucesso à sorte, destino, ajuda de alguém etc. Já quando, por um acaso, comete alguma falha, alimenta o sentimento de que é uma fraude.

Autossabotagem

autossabotagem geralmente está presente também. Como o indivíduo não acredita que é capaz, ele age de forma a atrapalhar suas conquistas. Na maioria das vezes, esse comportamento não é consciente no momento da ação ou da decisão.

Procrastinação

Indo no mesmo sentido da característica acima, a procrastinação pode ser vista como um mecanismo de autodefesa: a pessoa tem medo de falhar e de ser descoberta, por isso prefere não fazer ou atrasar seus trabalhos e compromissos. No pensamento dela, é melhor culpar a preguiça do que a falta de capacidade.

Pouca ou nenhuma exposição

Uma consequência do receio de entrar em contato com suas falhas e de a qualquer momento ser desmascarado como uma fraude é o fato de ela raramente se expor.  A avaliação que ela pensa que os outros farão dela a faz preferir ser discreta.

Esforço excessivo

Também pode acontecer de alguém se transformar em um workaholic, a fim de buscar tanta perfeição no que faz, para evitar errar ou ser julgado. É como se fosse uma obsessão por mostrar resultados e ocultar qualquer imperfeição.

Como se libertar da síndrome do impostor?

O primeiro passo é admitir que está sofrendo dessa desordem. Outra ação necessária é buscar mudar a forma de se enxergar, por meio do autoconhecimento. A pessoa precisa entender que ninguém nunca será perfeito o tempo todo e mesmo as pessoas mais extraordinárias já falharam diversas vezes.

Um psicólogo pode ajudar a resgatar a autoestima e a lidar com qualquer tipo de crença limitante, substituindo tais pensamentos por outros mais adequados, a fim de superar a síndrome do impostor.

Curta e compartilhe o artigo para que mais pessoas tenham acesso a informações importantes sobre a saúde mental!