Proscrastinar… talvez você até queira salvar esse link e deixar para ler depois. Mas se você chegou até aqui, eu sei que alguma preocupação você tem com o tema. Então vamos começar vencendo esse comportamento e lendo até o final?

Procrastinar significa deixar algo para fazer depois, deixar uma tarefa para outro momento.

Às vezes, temos que medir a urgência entre duas atividades e acabar optando por uma delas. Nada de errado com isso. Administrar prioridades é questão de planejamento.

Porém, deixar sempre uma tarefa importante de lado em prol de realizar outra que não é tão importante assim, mas é mais divertida ou mais fácil, não te faz bem. Pode ainda prejudicar a sua carreira.

Se você, constantemente, perde o prazo para entregar um trabalho, talvez você seja um procrastinador.

Se você sabe que tem que realizar uma atividade, mas acaba adiando, adiando, adiando, sem motivos plausíveis, esse artigo é para você.

Geralmente, adiamos um trabalho que gera muito custo no nosso comportamento, como um longo trabalho de monografia, por exemplo, pois ele requer várias horas de dedicação.

Segundo o professor Banaco, um dos grandes nomes da Análise do Comportamento no Brasil, aquela pessoa que procrastina muito e em muitas coisas está vivendo uma vida infeliz, o que pode acabar resultando em uma depressão e numa série de problemas de ansiedade.

Kerbauy, em Comportamento e Cognição (volume 6), citando os autores Ferrari, Johnson e McCowin,  diz que a crença descrita em frases como “Não faz bem trabalhar quando você está desmotivado. Não rende”, acabam levando o paciente a concepções falsas e influenciando negativamente suas obrigações.

Algumas consequências do procrastinar podem ser

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Sentimentos de culpa;
  • Sentimentos de inadequação;
  • Acúmulo de tarefas;
  • Noites mal dormidas;
  • Sensação de que a produtividade poderia ter sido melhor.

Procrastinação e Autocontrole

Procrastinar está intimamente ligado ao autocontrole e à impulsividade.

Tendemos a adiar as tarefas que são mais difíceis de serem produzidas. Tais tarefas, se realmente realizadas, possuem uma consequência positiva apenas a longo prazo.

No entanto, ao invés de realizar tais tarefas, optamos por realizar aquelas que, num curto prazo, nos dão mais prazer, ainda que a longo prazo não sejam as mais importantes.

Fazemos isso porque estamos atentos apenas às consequências de curto prazo.

Autocontrole seria não se deixar levar pelo prazer instantâneo que uma atividade menos importante nos proporciona e então nos comprometer com aquela que é difícil no começo, mas que no fim nos dará uma consequência mais valiosa.

É escolher como se comportar, analisando os possíveis resultados de cada escolha e se engajar naquilo que, no futuro, trará maiores benefícios.

Conseguir manter o autocontrole é uma tarefa difícil. Por isso, tenho algumas dicas que como conseguir tal comportamento:

Como ter autocontrole

1. Dividir a tarefas em pequenas porções

Realizar cada parte aos poucos vai te dando uma sensação de dever cumprido e aumentando sua motivação para realizar a próxima. Em vez de ter uma meta grande, divida-a em pequenas metas.

2. Se dê recompensas a cada meta cumprida

Isso é uma forma de te motivar a continuar engajado, principalmente se for uma tarefa muito custosa de ser feita.

3. Remova as distrações

Uma estratégia é não ficar próximo de estímulos que poderiam facilitar com que você fugisse do seu dever. Estabeleça um lugar apropriado e um horário e se comprometa.

 

4. Preste atenção nos seus pensamentos

O que suas autocrenças dizem para você? O quanto você as usa como desculpa para adiar algo?

Preparado para colocar as dicas em prática? Então vamos lá!

Escreva nos comentários o que você costuma procrastinar e agora busca fazer diferente!