Fazer terapia é, de certa forma, considerado um tabu por muitas pessoas. Por causa dessa forma de pensamento, alguns ficam em dúvida sobre quando procurar um psicólogo.

É importante você entender que mesmo indivíduos que não apresentam um problema sério podem se beneficiar do processo. Isso porque a psicoterapia auxilia a desenvolver o autoconhecimento, característica fundamental para buscar o auto-aperfeiçoamento em todos os aspectos. E como somos seres complexos, essa orientação mais profissional é bem positiva.

No entanto, existem certos sinais que indicam se alguém precisa dos cuidados de um psicoterapeuta para ter mais bem-estar.

Continue a leitura e saiba, então, quando procurar um psicólogo para te dar o suporte necessário!

1) Quando você tem problemas em algum relacionamento

Uma das características dos seres humanos é a de ter necessidade de socialização e se sentir aceito em algum grupo. Claro que devido a características individuais, uns têm mais, outros menos.

De qualquer forma, um problema no relacionamento (com o parceiro, com amigo, com os filhos, com os pais) pode fazer com que a pessoa se sinta angustiada e sozinha. Situações mal resolvidas precisam ser solucionadas, e ter um apoio profissional pode te ajudar a entender algo que você ainda não havia percebido.

2) Quando você sente que as coisas ao seu redor perderam a graça

Ninguém é completamente feliz o tempo todo. No entanto, se você percebe que não consegue mais sorrir como antes e que a vida não tem mais tanto sentido, você vai ter benefícios com uma psicoterapia. O psicólogo sabe meios para ajudar você a reencontrar um significado novo e a reconstruir outra forma mais positiva de encarar a vida.

3) Quando você procura artifícios para escapar de uma dor

Tudo bem não saber lidar com a angústia e o vazio de vez em quando. Esses sentimentos podem deixar perdida até a pessoa mais sábia. Mas a partir do momento em que isso fica constante e te obriga a procurar formas não-saudáveis de preencher esse espaço (como o álcool ou outra drogadição), você pode se prejudicar mais ainda. Não deixe que suas emoções e problemas virem uma bola de neve.

4) Quando o medo te atrapalha

Todo ser humano precisa lidar com certa dose de ansiedade e receio. Sentir medo sempre foi um sentimento necessário para a evolução. Mas ele não pode ser tão grande a ponto de te paralisar. Precisamos conseguir superar isso, para encarar os desafios. Se você acha que o seu receio te impede de fazer coisas importantes, é legal ter uma ajuda.

5) Quando suas emoções ficam incontroláveis

É importante termos inteligência emocional . Ela nos ajuda no autocontrole e a lidar bem com as pessoas, as emoções delas e os nossos próprios sentimentos. Se você percebe um descontrole em lidar com seus sentimentos e suas reações, a ponto de descontá-los nos outros, você pode criar um problema mais sério.

Sentir raiva, por exemplo, é completamente normal. Mas ser agressivo (verbal ou fisicamente), para aliviar essa tensão, é um sinal de que um profissional pode te ajudar.

6) Quando você tem uma ideia ou pensamento fixo

Pensamentos obsessivos podem levar a comportamentos contraproducentes. Um exemplo disso é a compulsão alimentar. Fantasmas internos, ideias negativas fixas ─ como a sensação de todos ao seu redor estarem contra você ─ ou, ainda, pensamentos relacionados a suicídio indicam que sua saúde mental precisa ser recuperada.

Você não precisa lidar com todos os seus problemas e suas tristezas sozinho. Saber quando procurar um psicólogo é o primeiro passo. Mas ter a atitude de começar uma psicoterapia é essencial.

Curta e compartilhe este artigo para que mais pessoas tenham acesso a conteúdos importantes sobre a saúde mental.