Infelizmente, o pensamento suicida por muitas vezes surge de um trauma, frustração e desespero. Na maioria das vezes provem de uma forte depressão e age de forma silenciosa e rasteira.

Esse sentimento é extremante complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido!

Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você, pode ser o primeiro e mais importante passo. Dificilmente consegue-se identificar quando uma pessoa está em meio a uma crise suicida, nem se tem algum tipo de tendência suicida. Entretanto, um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos.

As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos.

Às vezes, parecem simples frases que usamos em nosso cotidiano, outras, são sinais disfarçados e por muitas vezes ignorados:

“Vou desaparecer.”

“Vou deixar vocês em paz.”

“Eu queria poder dormir e nunca mais acordar.”

“É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero sumir.”

 

Por diversas vezes nos deparamos com essas frases, que são ditas por nós mesmo ou ouvimos de pessoas muito íntimas, nunca ignore o teor de sofrimento que essas expressões carregam.

 

Se você sofre ou conhece alguém que sofre com pensamentos suicidas, procure ajuda imediatamente, LEMBRE-SE, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO(A).