O medo nem sempre é uma característica ruim. Em muitos momentos, ele nos protege de situações que poderiam colocar nossa vida em risco ou causar prejuízos ao nosso organismo. Ele é um sentimento inato, sendo assim inevitável. No entanto, quando intenso pode dificultar nossas atividades e responsabilidades diárias, fazendo com que tenhamos que buscar estratégias de como vencer o medo.

Os subprodutos que esse sentimento gera costumam ser angustiantes: ansiedade, coração palpitando, mãos suando, respiração ofegante, tremor nas pernas, insônia. Quer aprender a atenuá-los? Continue a leitura e veja algumas dicas práticas!

4 dicas essenciais de como vencer o medo

O medo é uma das nossas características inatas, por esse motivo não há como excluir totalmente essa sensação das nossas vidas. Ele tem uma função instintiva, de preservar nossa existência. É por causa da sua presença que, ao longo desses milhares de anos, nossa espécie pode ser preservada.

1. Tenha em mente que ele não vai diminuir de uma hora para outra

É importante conseguir aceitar que esse sentimento faz parte da vida e, assim, aprender a conviver com ele. Mas também é legal não se acomodar e, por mais difícil que pareça, tentar superá-lo pouco a pouco. Dê um passo de cada vez. Comece com situações que evoquem uma leve ansiedade, mas não sejam tão difíceis de serem enfrentadas. Nas próximas etapas, tente aumentar o grau de dificuldade, até chegar ao que mais te angustia.

2. Treine sua respiração e concentração

Fazer um treinamento de relaxamento com a respiração, ou mesmo meditação, momentos antes de ter que passar pela situação que causa o medo, tende a fazer com que o organismo enfrente a ocasião de maneira menos afobada. Além disso, isso ajuda a olhar a circunstância de forma mais racional, separando os pensamentos catastróficos.

3. Prepare-se para o momento

Seja uma entrevista de emprego, seja uma apresentação oral, treine antes de ter que passar pela situação real. Nessas simulações, tente se concentrar e imaginar como se estivesse no momento. Imagine os detalhes: as pessoas que estarão lá, os movimentos que elas fazem, as possíveis perguntas, suas respostas, os objetos do ambiente etc. Se você conseguir que um amigo possa ajudar nisso e fazer o papel de alguém que você terá de enfrentar, melhor ainda. Treinar no espelho, ou gravar um vídeo da sua execução, ajuda a avaliar em que partes você pode melhorar.

4. Tente entender o motivo do medo

Reflita qual questão está por trás do seu receio. É um medo real ou produto da imaginação? O primeiro anuncia perigos verdadeiros. O segundo é o mais comum e tende a ser exagerado, fazendo-nos criar situações na mente e pensamentos ruminativos, com baixíssima possibilidade de ocorrência.  Pense, também, o que esse medo sinaliza. É um receio de fracassar? De perder (alguma coisa ou alguém)? O quão desastroso realmente seria se isso acontecesse? Muitas vezes, emoções mal trabalhadas podem se refletir em medos de outras coisas.

É importante buscar se superar nos desafios e entender o que se passa em nossas mentes. Situações angustiantes sempre existirão. É relevante não deixar que elas paralisem nossas vidas, sendo essencial ir atrás de recursos que nos auxiliem em como vencer o medo.

Compartilhe e curta esse conteúdo, para que mais pessoas tenham acesso a informações tão importantes!