Você sabia que o sucesso de uma pessoa é mais determinado pela inteligência emocional que ela possui do que pelo QI?

Segundo Daniel Goleman, enquanto o QI (a inteligência lógica) influencia 20%, o QE (coeficiente de inteligência emocional) é responsável por 80% do êxito na vida.

Ter um alto QE significa ter habilidade de lidar com as próprias emoções― principalmente as negativas― e saber interagir de forma positiva com as pessoas ao seu redor. Alguns indivíduos têm mais facilidade para agir de maneira emocionalmente madura, como se fosse se já tivessem nascidos preparados para as dificuldades da vida. Porém, para aqueles que encontram dificuldade nisso, é completamente possível desenvolver-se melhor nesse sentido.

Falaremos de como conseguir se mais maduro emocionalmente. Acompanhe!

 

O que é inteligência emocional?

Esse conceito abrange de ter domínio em 5 pilares:

 

Ter conhecimento das próprias emoções

Saber identificar o motivo das suas escolhas. Entender o porquê de você se comportar de determinada forma. Reconhecer o quanto aquilo que você está sentindo pode influenciar na sua forma de agir. É autoconhecimento.

 

Lidar com os próprios sentimentos

Além de reconhecer-se diante das situações da vida e entender suas motivações para as decisões e o seu comportamento, é importante conseguir ter controle emocional, para que as sensações negativas não prejudiquem seus relacionamentos ou suas escolhas.

Não significa esconder ou abafar o que você sente. Isso pode ser revelado, porém de forma equilibrada e respeitosa. Todos nos sentimentos tristes, frustrados ou irritados de vez em quando. Isso é natural. A questão não é fingir que você não sente isso, mas sim não usar isso como desculpa para descontar nos outros.

 

Ter automotivação

É a capacidade de fazer planos futuros e conseguir ter foco para segui-los. É o entusiasmo que você cria para chegar aonde você pretende. É ter estímulos internos suficientes para se manter na ação de conquistar um objetivo, sem depender, constantemente, de estímulos externos. Ainda que estes últimos sejam também importantes, a pessoa tem resiliência nas frustrações.

 

Ter empatia

É compreender as emoções e as atitudes alheias. É reconhecer que os outros ao seu redor também têm sentimentos, têm pensamentos diferentes dos seus e também estão tentando lidar, diariamente, com as próprias insatisfações. Ter empatia é também entender que as pessoas não precisam atender a todas suas solicitações, mas isso não significa que elas não têm consideração ou amor por você, apenas têm os próprios motivos para essa decisão. É, ainda, tratar os outros como gostaria de ser tratado.

 

Lidar com relacionamentos

Isso se expressa na habilidade somada de empatia e autocontrole. Nessa característica, a pessoa consegue ter eficiência interpessoal, consegue construir bons relacionamentos. É saber interagir bem socialmente. É conseguir influenciar positivamente os outros ao seu redor e, ao mesmo tempo, saber deixá-los à vontade.

 

 

Exemplo de inteligência emocional

Imagine a seguinte história: você se irrita com uma situação com seu chefe no trabalho e chega em casa mal-humorado. As crianças estão fazendo muito barulho, o que te incomoda mais ainda.

Você pode reagir a isso tudo de várias maneiras. Se você conseguir identificar que seus sentimentos negativos advêm de uma situação na qual sua família não tem culpa, que seus filhos são crianças com muita energia e, por isso, saudáveis. Se você conseguir ter controle para não descontar sua frustração em todos e, ainda, empatia para entender que agora vão querer a sua atenção, você está sendo maduro emocionalmente.

 

Como desenvolver a maturidade emocional?

É importante conseguir observar as próprias emoções, para isso o autoconhecimento é o primeiro passo. Depois, é necessário conseguir ter um autocontrolepara que os sentimentos negativos e as adversidades não atrapalhem suas relações. A impulsividade está diretamente ligada com o conceito de imaturidade emocional. É preciso saber como lidar com as emoções ruins, quando elas aparecem.

Além disso, é importante conseguir se expressar e dizer o que sente. Mas isso de maneira equilibrada e assertiva, sem menosprezar os outros. Desenvolver a empatia é o próximo passo, pois só entendendo a maneira que o outro se comporta, para você desenvolver boas relações.

A boa inteligência emocional é essencial, por influenciar no desenvolvimento de transtornos psicológicos e no próprio bem-estar. Sempre temos a capacidade de buscar nosso autodesenvolvimento e conseguir ser mais realizado diante da vida.

Curta e compartilhe este artigo para que mais pessoas tenham acesso a informações importantes sobre a saúde mental.