Pode parecer estranho falarmos sobre algo de bom que tenhamos aprendido diante de todo esse caos, desde março de 2020, mas acredito que, assim como tudo na vida, temos dois lados da história e não podemos (nem devemos) focarmos apenas nos pontos negativos.

Um ano conturbado, para quem teve que adaptar a vida às novas condições. Para outros, que perderam familiares e amigos, um ano sofrido e muito doloroso. Para alguns, que beiraram os limites da salvação, foi aterrorizante.

É verdade que ele impôs muitas adaptações, que não pudemos evitar. Mas ele também trouxe uma oportunidade. Está não foi imposta e está disponível para quem se mostra interessado: o da reflexão sobre a vida.

O que mais podemos fazer? O que mais podemos aprender? Como podemos melhorar de vida? Como podemos ser mais felizes? Essas são perguntas para as quais devemos olhar com atenção e carinho, pois, a felicidade acontece instantaneamente, é uma escolha, é como você escolhe olhar para o mundo a sua frente.

Em 2021, vamos continuar fazendo planos para as melhorias que queremos, vamos trabalhar para realizá-los, também vamos nos divertir – na medida em que a pandemia o permitir. Só não podemos desistir e nos render.