Todos nós, vez ou outra, passamos por situações de enorme desilusão ou fracasso, trazendo à tona diversas emoções negativas. Esses tipos de experiências são inerentes  a nossa existência. No entanto, para vivermos com mais bem-estar, precisamos saber como lidar com frustração.

Mas primeiro, o que é frustração? 

Ela é um estado emocional que aparece quando nossas vontades ou necessidades não são realizadas. De maneira geral, quanto mais expectativas temos sobre algo, mais ficamos frustrados quando isso não acontece.

A tolerância à frustração é uma virtude que aprendemos na infância e nunca terminamos de aprimorá-la. Uma pessoa bem tolerante tende a ter mais autoestima, além de mais satisfação e otimismo diante da vida.

Confira as seguintes dicas de como lidar com essa sensação, de forma eficaz!

Descubra mais sobre si e sua frustração

Aproveite as situações difíceis para conhecer um pouco mais sobre si. Você costuma ter reações exageradas toda vez que algo sai fora das suas expectativas, ou isso é raro de acontecer? O quanto suas emoções controlam seus comportamentos?

Também reflita sobre a causa da sua grande frustração. Será que você criou mais expectativas do que deveria? Ou você interpretou os sinais de maneira equivocada?

Aprenda com o que deu errado

Ao buscarmos maneiras de como lidar com frustração, essa dica não pode ser deixada de lado. Aproveite essas experiências para tirar lições para o futuro. É claro que ninguém gosta de desejar algo e não ter isso atendido, mas com prática podemos aprender como reagir melhor em situações futuras.

Avalie em que parte da história você pode ter errado e evite isso nas próximas vezes.

Não se faça de vítima

Muitas vezes, ficamos presos a sentimentos negativos de raiva, decepção e desesperança, e tendemos a remoer pensamentos que só fazem nosso estado piorar. Esses fantasmas internos podem colaborar para o nosso vitimismo, o que não ajuda em nada para que sigamos em frente.

Isso não quer dizer que você deva negar suas emoções. Permita-se vivê-las e chorar, se sentir necessidade, mas não deixe que isso vire uma mentalidade fixa.

Não desconte nos outros

Ter cuidado e controle com as nossas ações diante dos sentimentos é importante, para que não pioremos as situações. Muitas vezes, a sensação de frustração pode fazer com que queiramos descontar nossa raiva em pessoas próximas. Isso cria um obstáculo e pode fazer com que o outro crie mágoas sobre nós.

Assim, descubra formas de como você pode lidar melhor com essas emoções. Será que sair de casa e fazer uma corrida na rua não pode aliviar um pouco essa insatisfação?

Busque ajuda profissional

Por fim, se você perceber que suas frustrações demandam um esforço grande da sua parte e têm trazido prejuízos, o mais indicado é procurar ajuda profissional. Um psicólogo poderá ajudar a manejar melhor as emoções e desenvolver mais autocontrole sobre seus comportamentos.

Apesar de ser um sentimento comum, saber como lidar com frustração é essencial para que vivamos de forma mais saudável. Assim, não deixe de colocar essas dicas em prática.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe-o, para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!