Saber como lidar com pessoas difíceis é um exercício que exige serenidade, principalmente porque nem sempre podemos escolher com quem vamos nos relacionar. Quem nunca chegou ao ponto de perder a paciência com alguém, devido à forma de impor opiniões, fazer críticas destrutivas ou viver reclamando de algo?

Pessoas são complexas, muitas vezes. Mas nem por isso podemos nos dar ao direito de arrumar brigas ou agir da mesma forma que elas. Aliás, agindo assim, a tendência é que a situação só piore, você perca oportunidades na vida ou acabe saindo como o culpado de tudo.

Pensando nisso, as dicas de hoje são para te ajudar a desenvolver mais habilidades nos relacionamentos com pessoas complicadas. Vamos lá?

1. Desenvolva a inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade que nos auxilia a ter mais autocontrole e a gerir relações, sendo fundamental quando buscamos modos de como lidar com pessoas difíceis.

Dentro dela, precisamos desenvolver alguns aspectos importantes. Um deles é o melhor domínio das nossas reações, frente a emoções que sentimentos. Assim, por mais raiva que alguém ou a situação cause, primeiro respire fundo e pense, antes de reagir.

A empatia seria outro aspecto, por mais impossível que pareça. Tente se colocar no lugar desse alguém e avaliar as razões dele para isso. Às vezes, com toda a história de vida dele, pode haver um motivo para determinado comportamento.

2. Não leve para o lado pessoal

A próxima dica de como lidar com pessoas difíceis é não levar tudo o que elas fazem ou falam para o lado pessoal. Alguém complicado é assim não apenas com você, mas com todas as relações dele. Em outras palavras, o problema não em você, mas sim dentro dessa pessoa.

Com isso, busque não se ofender por uma opinião mal colocada ou o modo rude de fazer solicitações. Grande parte das vezes, ela não aprendeu outra forma saudável de se expressar.

3. Não tente vencer

Outro segredo é não cair nas provocações. Se a pessoa tem um perfil de querer impor seu modo de pensar a todo custo, por exemplo, tentar convencê-la da sua visão não surtirá efeito. Se for uma discussão importante, uma ideia é fazer argumentações a ela, de modo a fazê-la refletir ou encontrar contradições nas próprias opiniões.

É, também, possível, gerar perguntas com relação ao comportamento dela, como “por que você está gritando?”. Nem sempre essas pessoas têm um bom autoconhecimento para perceber as próprias ações e as reações que provoca nos outros.

4. Enxergue outras qualidades

Se for alguém de quem você não possa se afastar, tente um exercício de focar nas qualidades dessa pessoa. Afinal, ninguém é perfeito, nem mesmo você, não é mesmo? Às vezes, alguém muito intransigente ou de constante mau humor, é, ao mesmo tempo, muito inteligente ou bastante solícito quando o outro precisa de ajuda.

Conseguir ter bons relacionamentos interpessoais demanda determinadas habilidades, entre elas todas essas dicas que eu dei sobre como lidar com pessoas difíceis. Tente aplicá-las aos poucos e verá que o resultado será positivo.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe-o nas suas redes, para que essas informações cheguem a outras pessoas!