Saber como desenvolver empatia é fundamental para que consigamos ter relações genuínas e saudáveis, em qualquer local no qual estivermos. É a partir de sentimentos empáticos que criamos sinergia no ambiente, o que influencia nosso bem-estar e satisfação diante da vida.

A empatia é uma competência social, pertencente à habilidade da inteligência emocional. Quando a temos bem desenvolvida, entendemos o ponto de vista alheio, evitamos julgamentos e reconhecemos emoções no outro.

Continue a leitura e saiba como fortalecer essa habilidade importante!

1. Pratique o autoconhecimento

Às vezes, sentimos vontade de julgar aqueles comportamentos com os quais não nos identificamos, como determinada escolha de alguém para a própria vida. Diante dessa situação, é importante parar um pouco e refletir o motivo por trás dessas nossas reações.

Aquele nosso pensamento negativo do outro, sem uma causa aparente, pode revelar certa característica presente em nossa personalidade, mas que negamos. É uma espécie de mecanismo de defesa.

O autoconhecimento nos ajuda a identificar e evitar esse tipo de conduta.

2. Evite começar uma resposta com “pelo menos”

Às vezes, é um desafio tentar pensar em algo que possa acolher a dor de outra pessoa e mostrar a ela que nos importamos, não é?

Nessa tentativa, corremos o risco de desvalorizar os sentimentos alheios, mesmo que não seja nossa intenção. Isso é o que nos mostra a Dra. Brene Brown, nesse vídeo. Ela nos ensina que, grande parte das vezes, começar uma frase com “pelo menos” não demonstra tanta empatia. Por exemplo:

  • Estou em um trabalho péssimo. Não o suporto.

  • Pelo menos, você tem um casamento maravilhoso.

Ainda que seja verdade, o que a pessoa quer, naquele momento, é simplesmente que alguém entenda a dor dela.

3. Ouça mais

Outra dica de como desenvolver empatia é ouvir mais. Ao nos interessarmos pela história do outro, teremos mais possibilidades de entender as razões para a tristeza dele ou para que tenha tido escolhas diferentes.

Assim, por mais que surja aquela tentação de demonstrar o quanto a pessoa pode estar exagerando, pense, antes, se isso não pode soar como uma depreciação das emoções dela.

Por exemplo, compará-la com outras pessoas em situações piores, na tentativa de diminuir a dor dela, não irá melhorar a situação e, ainda, pode fazer com que ela se sinta pior. Em algumas ocasiões, você só precisa ouvir, sem interrupções, para que o outro se sinta acolhido.

4. Entenda que cada um tem uma história de vida diferente

Mesmo indivíduos da mesma família podem ter histórias de vida completamente diferentes. Cada um se relacionou com outras pessoas e passou por momentos únicos, que fizeram com que opiniões, gostos e visões de mundo fossem moldadas.

Dessa maneira, aceite que cada um tem o direito de ter pensamentos, preferências e pontos de vista diferentes do seu.

Ainda que seja difícil, é necessário que saibamos como desenvolver empatia, para construirmos relações mais saudáveis e vivermos em um ambiente mais satisfatório. Tente colocar essas sugestões em prática e verá como você terá mais ganhos na vida.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe-os nas redes sociais, para que outras pessoas tenham acesso a essas informações!