Nos deparamos com todo o tipo de pressão durante a pandemia. Precisamos usar máscaras todo e qualquer momento que estamos fora de casa, precisamos usar constantemente álcool gel, não podemos nos aproximar de amigos e familiares que moram em outras casas, devemos evitar saídas para lugares que não sejam de extrema necessidade, evitar reuniões e encontros, até para ir em um restaurante almoçar, a experiência é desgastante. Em consequência desses fatores, o número de pessoas com problemas psicológicos tende a aumentar significativamente, por isso é importante não somente higienizar as nossas mãos, mas é muito importante cuidarmos do nosso emocional, visto que as mudanças em nossas rotinas foram impactantes.

Em uma época tão desafiadora como essa que estamos vivendo, é fundamental prestarmos atenção agora, para que a saúde mental não seja um problema maior a ser enfrentado futuramente, quando a pandemia passar.

Nós especialistas, recomendamos manter uma certa rotina. Manter uma vida dentro do possível saudável: boa alimentação, dormir bem, atividade física, evitar consumir bebidas alcoólicas no período do isolamento, para que possamos gerir o nosso equilíbrio psicológico, diante de tantas mudanças, que bagunçaram com a nossa estabilidade.

Nós psicólogos e psiquiatras, já sinalizamos nossa preocupação com o estrago no emocional das pessoas durante e pós-pandemia. É muito importante que não deixemos o nosso emocional tomar conta de tudo ao nosso redor em um momento tão delicado como esse.

Para quem levou a pandemia com mais naturalidade, conseguindo adequar suas atividades com suas obrigações como cidadão vivendo em sociedade, se cuidando e cuidando dos outros, a quarentena foi menos dolorosa, e, portanto, a volta a vida normal acontecerá de forma natural e tranquila.

Para aqueles que já eram ansiosos, tiveram preocupação em demasia e desenvolveram ainda mais paranoias com o vírus, o retorno a vida em sociedade tende a ser um pouco dificultoso. Voltar a abraçar, ir em festas, sair do isolamento social, voltar a confiar em um mundo seguro sem mascarás e álcool gel, será tortuoso.

Por isso não deixe de procurar ajuda quando se encontrar em um quadro parecido com esse, procure ajuda psicológica para entender a situação e enfrentar todos esses problemas. Você não está sozinho(a)!