Trabalhando com aquilo que gostamos, ou estando em um ambiente corporativo desagradável, em algum momento podemos nos deparar com a questão: como ter mais motivação no trabalho?

Bem, primeiro saiba que não existem fórmulas mágicas. É necessário testarmos caminhos e encontrar o que funciona melhor para cada um. No entanto, separei algumas dicas que podem te ajudar nesses momentos. Confira!

Trace objetivos na carreira

Metas são importantes, pois elas nos impulsionam a ter atitudes. Sendo assim, defina alguns objetivos para daqui 1, 5, 10 anos. Imagine onde você quer estar em cada uma dessas épocas e trace um plano para chegar nisso. Se não está muito legal agora, para onde você pode ir? Na sua situação, é melhor tentar crescer no cargo ou mudar de emprego? Note que para cada escolha, suas ações serão diferentes.

Separe trabalho do lazer

Dependendo do tipo de função que nós temos, às vezes levamos atividades para casa e deixamos de ter descansos. Pode até ser necessário fazer isso, uma vez ou outra. Mas entenda que esse comportamento, de forma frequente, não é muito saudável. Ele colabora para o burnout e faz com que você comece a segunda-feira já com aquela sensação de exaustão.

Se sua função for muito cansativa, é essencial, para conseguir mais motivação no trabalho, ter momentos de lazer e fazer algo que você goste muito.

Capacite-se para progredir ou mudar

Aprender coisas novas é interessante em vários aspectos. Ajuda a ampliar nossa visão para perspectivas ainda não exploradas, por exemplo. Um curso é, também, um meio de conhecer outras pessoas, podendo ser uma ocasião para ter contatos profissionais mais promissores. Além disso, por meio de capacitações podemos adquirir habilidades que nos tornarão mais aptos a progredir na carreira ou mudar de empresa.

Esteja aberto a desafios

Fique atento a oportunidades e avalie a possibilidade de aceitar os desafios que chegarem. Para isso, é necessário que as pessoas saibam que você existe. Faça networking, vá a eventos, frequente workshops. O LinkedIn é uma plataforma com foco mais profissional, sendo um espaço para encontrar contatos interessantes. Abra um perfil, informe seus conhecimentos, inclua suas competências. É interessante fazer atualizações constantes, como publicações de pequenos artigos, compartilhamento de ideias etc.

Celebre suas conquistas

Às vezes, focamos muito naquilo que ainda está ruim e esquecemos de olhar para o que já conquistamos. Faça uma lista de cada vitória sua, conhecimento aprendido, dificuldade superada, objetivo atingido. E sempre tente celebrar suas conquistas com pequenas comemorações, como um jantar. É um estímulo para que você continue no caminho e uma forma de reconhecer suas próprias realizações.

Seja realista

Entenda que não existe aquele emprego perfeito, no qual estamos 100% do tempo felizes, onde o ambiente é o mais adequado e temos aquela vontade de trabalhar todos os dias. Em alguns momentos, você se sentirá mais cansado ou terá vontade de novidades. Pode ser que você tenha o cargo ideal, mas não os melhores colegas de trabalho. Ou, ainda, que o salário seja ótimo, mas as atividades não sejam empolgantes. Assim, avalie se aquilo que você deseja realmente existe.

Busque o autoconhecimento

Por fim, o autoconhecimento tem um papel fundamental para entender o porquê da sua desmotivação no trabalho. É uma chateação que vem de alguma necessidade sua? É um problema pessoal pelo qual você esteja passando? Ou o ambiente de trabalho e as atividades desenvolvidas afetam sua saúde emocional? E como você queria que as coisas fossem? Descobrir esses pontos é essencial para darmos o primeiro passo em direção à mudança.

Passamos boa parte dos nossos dias envolvidos com nossa ocupação profissional. Assim, ter uma boa motivação no trabalho é fundamental para nosso bem-estar, concorda?

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