Em todo o mês de julho abordamos assuntos relacionados a essa doença psíquica que assombra tantas vidas todos os dias, a ansiedade. Comentamos sobre suas causas, sintomas, tratamentos e recomendações, e para fechar esse assunto tão delicado e presente nos dias de hoje, vamos dizer de uma vez por todas, xô, ansiedade! Você não tem mais efeito sobre mim.

– Calma, respire lentamente e relaxe, você não está sozinho, várias pessoas, de diversas idades já passaram e ainda estão enfrentando tal situação. Comece tentando respirar bem lentamente contando de 1 a 3 e segurando o ar, depois solte bem lentamente pela boca. Faça isso sempre que sentir medo e tensão, pratique a respiração lenta por umas 3 ou 4 vezes por dia, mas perceba o ar entrando em seus pulmões.

– Procure contemplar as coisas à sua volta, qualquer objeto que você vê, tente focar a sua atenção na cor, textura, como é, seu tamanho. Assim você vai distraindo a mente e focando em outras coisas, o que pode aliviar toda a ansiedade.

– Procure fazer exercícios físicos, caminhadas pelo menos 3 vezes por semana e verá como se sentirá melhor e mais tranquilo.

– Procure separar um tempo antes de dormir para relaxar, ouvir uma boa música. Tente se desligar um pouco das questões do trabalho e foque na qualidade que você vai ter em estar com a família, filhos, amigos. Viva o momento presente, tire o foco das preocupações e concentre-se em coisas que lhe faça sentir bem, pense em imagens que lhe tranquilizem.

– Quando uma crise de ansiedade ou de pânico acontecer, a melhor forma de tratamento é entrar em contato diretamente com o seu psicólogo ou psiquiatra. Se forem muito graves e durarem muito tempo, é fundamental que um profissional especializado em saúde mental seja contactado.

– Lembrando que você pode superar mais precisamente seus sintomas com uma ajuda especializada. Então, conte com um profissional da psicologia/psiquiatria, para lhe ajudar a superar seus medos e ansiedade.