Você sabe aumentar a motivação da sua equipe? Quer saber como deixar seus funcionários mais motivados?

Estudar a motivação implica entender por que as pessoas optam por determinada ação e por quanto tempo elas permanecem no mesmo comportamento.

Uma pessoa bem motivada não garante um ótimo desempenho, sem ela, tampouco, essa pessoa dificilmente entregará resultados satisfatórios.

Não faz muito tempo que as empresas começaram a se preocupar com a motivação de seus funcionários. Até o início do século XX, acreditava-se que as pessoas não gostavam de trabalhar e o único fator motivacional para a produtividade seria o financeiro.

Com o tempo, o conceito de motivação foi se ampliando por inúmeras teorias. Hoje sabe-se que existem vários fatores motivadores que juntos se complementam.

Apesar de haver muitas formas de se motivar alguém, é consenso que um funcionário motivado tem mais chances de produzir com mais eficiência, trazendo benefícios para si e para a empresa.

 

Motivação vem de dentro ou de fora?

Essa é uma dúvida recorrente entre os gestores.

A motivação pode vir dos dois jeitos. Maslow, em sua teoria, dividiu as necessidades dos indivíduos em uma pirâmide.

Para ele, as necessidades acontecem em uma hierarquia, iniciando-se pela base e chegando ao topo.

Assim, uma pessoa não consegue se motivar a produzir bem se lhe faltam água,  comida e segurança, por exemplo.

Hezberg, ao falar de motivação, criou a teoria dos dois fatores, os quais chamou de higiênicos e motivacionais.

Os higiênicos estão presentes no ambiente, relacionam-se às três primeiras necessidades descritas por Maslow. A presença deles apenas previne a insatisfação. Assim, o dinheiro seria somente uma forma de prevenção da desmotivação.

Os motivacionais são fatores internos ao indivíduo. Relacionam-se às duas últimas necessidades da pirâmide de Maslow. Sua presença causaria a motivação. Ser valorizado e reconhecido pelas suas conquistas é um fator que motiva.

Já para Locke, o que induz alguém a se engajar num comportamento são as metas estipuladas. As metas mais bem definidas são melhores que as genéricas. Porém, as metas têm que ser claras e aceitas pelo funcionário.

Skinner defende a teoria do reforço. Para ele, um comportamento seguido de uma consequência positiva tende a aumentar de frequência. Um exemplo seria a pessoa ser promovida no seu trabalho após um bom desempenho. E um comportamento seguido de uma consequência aversiva tende a ter sua frequência diminuída. Um exemplo seria o trabalhador receber uma bronca por ficar conversando muito com os colegas.

As teorias são várias e cada pessoa possui uma necessidade e se motiva com algo específico. É necessário entender a individualidade de cada funcionário para saber a melhor forma de motivá-lo.

Mas algumas dicas de como deixar seus funcionários mais motivados podem ser seguidas. Vamos vê-las agora?

Como motivar uma equipe

  • Palestras motivacionais não funcionam para todos. Elas podem até orientar alguma conduta, mas não as use como única técnica;
  • Estabeleça uma relação de confiança com seus subordinados. Um bom líder não precisa ter uma postura autoritária;
  • Conheça a individualidade de cada um para saber o que funciona em cada caso. Alguns precisam de feedbacks constantes de seus serviços, já outros possuem uma maior necessidade de sentir que pertencem a um grupo;
  • Reconheça sempre o bom desempenho de todos. Sempre que você perceber uma atitude em seu subordinado que você considera que seja ótima para a empresa, faça com que ele se sinta reconhecido por isso;
  • Saiba o momento certo de apontar falhas. O ideal é que a crítica seja feita individualmente. Siga também o processo: elogio-crítica-elogio. Antes de criticar, faça um elogio sincero sobre algo que ele fez. Depois de apontar no que ele precisa melhorar, tente terminar o diálogo com outro elogio ou uma frase positiva;
  • Estabeleça metas individuais e claras de forma conjunta com cada um;
  • Em algumas empresas, a rotação de atividades funciona. Alguns indivíduos sentem-se mais motivados em aprender tarefas novas de tempo em tempo;
  • Comunique os objetivos da empresa e tente conciliar com as expectativas que cada um tem em relação a ela;
  • Ofereça as ferramentas que eles precisam para desempenhar suas funções;
  • Faça pesquisas constantes para saber como eles se sentem trabalhando para a organização, como está a satisfação deles. Isso é pesquisar o clima organizacional;
  • Invista no crescimento deles, tanto profissional quanto pessoal, com treinamentos e técnicas de coaching.

As pessoas são recursos muito importantes em uma organização. É por meio delas que se atingirão os objetivos organizacionais. Assim, investir em práticas que as estimulem, aumentem seus desempenhos e suas satisfações, é essencial.

Pronto para motivar sua equipe?

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