O artigo mostra que o hábito de sempre interromper uma conversa prejudica as relações e afasta as pessoas. Descubra 5 motivos para não fazer isso.

Um dos motivos para que fortes relacionamentos sejam prejudicados, até de forma permanente, é interrompermos os outros quando estão falando. Você já passou por essa situação?

Imagine que algo muito interessante ocorreu no seu dia de trabalho e agora você fala com toda empolgação a novidade para seu marido, quando ele diz: “Agora não…”

Ou imagine-se em frente à sua filha que, toda animada, está contando sobre seu novo namorado. Daí, você a interrompe bruscamente perguntando: “Mas ele é mais velho que você?”

Em situações como estas, quem é interrompido se sente desvalorizado na comunicação interpessoal. Como resolver isso de maneira assertiva e coerente?

Separei 5 razões para não interromper alguém que está falando. Ao ler cada uma delas, tente refletir se sua atitude precisa ser mais polida.

 

1 – Mostra interesse pessoal

Pense um pouco em como você se sente quando alguém interrompe sua comunicação. Reflita sobre as perguntas abaixo por alguns instantes:

  • Qual é a sua sensação?
  • Que tipo de interesse a pessoa está mostrando por você, se é que está mostrando?
  • Isso demonstra que, para ela, seus assuntos são importantes ou não?
  • Que impressão as pessoas que estão participando da conversa têm quando percebem que você sempre está sendo interrompido?

Percebeu? Colocar-se no lugar de quem é interrompido nos mostra como essa atitude é prejudicial.

Por outro lado, quando você escuta de verdade quem está falando com você, você mostra interesse pessoal, algo raro na sociedade moderna.

 

2 – Revela sua empatia

Quando uma pessoa interrompe sua comunicação, a empatia dela fica ‘em xeque’. Porque? A razão está por trás das nossas necessidades de nos comunicarmos com quem está à nossa volta.

Ter empatia é sentir a dor do outro em nosso coração. Isso é uma forma incrivelmente poderosa de fortalecer amizades. Quando outros percebem que tentamos entender não apenas as palavras que dizemos, mas os sentimentos por trás delas, o resultado é muito positivo.

Essa empatia, ou a falta dela, pode mostrar para quem está se comunicando conosco o tamanho da nossa compreensão acerca de seus sentimentos naquele momento. Por isso, meu conselho é: revele sua empatia ao não interromper uma pessoa quando ela fala.

 

3 – Fortalece o vínculo

Os vínculos humanos mais fortes estão relacionados a fortes laços de comunicação. Pare para pensar nas seguintes perguntas:

  • Qual é o seu grau de comunicação com as pessoas que você mais ama?
  • Como você se comunica com pessoas que preferem não ter um vínculo tão achegado?

Ao meditar nessas questões, é possível ampliar seu autoconhecimento sobre seus vínculos pessoais.

Em outras palavras, quanto mais ouvir quem estiver à sua volta, mais vínculos serão criados, desenvolvidos e perpetuados. Não só você, mas todos os seus achegados sairão ganhando com isso!

 

4 – É uma prova de dignidade humana

Posso afirmar por experiência própria que entre as expressões mais intensas de dignidade humana está a habilidade de escutar de verdade o nosso próximo.

Ao ouvi-lo, em vez de interrompê-lo, você transmite um recado:

“Eu me importo com você e quero tratá-lo com bondade.”

Por outro lado, cortar de forma desrespeitosa o raciocínio de quem está falando pode, mesmo sem querer, passar a seguinte mensagem:

“Não tô nem aí pras suas ideias.”

Tenho certeza de que você pensaria dessa forma. Então, por que passar essa impressão? Pense nisso com carinho!

 

5 – Amplia o respeito que você tem por outros

Por fim, uma abordagem simples, mas essencial, dentro do campo das relações humanas, tem a ver com o respeito que mostramos por quem está falando.

Algumas pessoas têm vasta experiência em determinadas áreas da vida. Quando elas decidem falar, o bom mesmo é apenas escutar. O provérbio popular pode até parecer rude, mas se torna fundamentalmente assertivo, quando diz:

“Quando um burro fala, o outro abaixa as orelhas.”

Mais que engraçado ou talvez, como disse acima, rude, esse conceito carrega um princípio essencial: o respeito.

Portanto, mostre esse tipo de respeito. Ouça quem está falando. Preste atenção nas ideias, no contexto, nos conselhos e nas direções que esta pessoa dá. Afinal de contas, você pode afirmar ‘com os pés juntos’ que aquilo que está sendo dito nunca terá utilidade? De forma alguma.

Assim, mostre que respeita o seu próximo ouvindo o que ele tem a dizer. Não faça isso apenas ‘para cumprir tabela’. Se agir assim, você garante que outros também o respeitarão. Isso sim é generosidade bem aplicada!

Em resumo, se aplicar o que acabei de dizer quando outros estiverem falando com você, os resultados serão maravilhosos. As pessoas terão uma ótica bem mais positiva sobre seu modo de agir e sobre a maneira como zela pelos seus relacionamentos!