Autor: André Trigueiro

Em Viver é a Melhor Opção: A Prevenção do Suicídio no Brasil e no Mundo, o jornalista André Trigueiro traz para o debate da sociedade de uma forma compreensível para todos, profissionais e leigos, um tema que tem se mantido como um verdadeiro tabu, ressaltando aspectos fundamentais.

No campo da saúde pública, traz um conjunto vibrante de dados e informações sobre os diversos registros envolvendo distintas violências, no Brasil e no mundo, utilizando os índices do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e o Mapa da Violência, para fazer análises e comparações entre as diversas regiões e populações especificas. Todas estas informações contribuem para dar uma maior visibilidade ao problema.

Em vários momentos, é tratado o tema das patologias de ordem mental associadas ao suicídio como a depressão e seu papel importante em sua abordagem como um fator de alto risco já que se trata de uma doença diagnosticável e com tratamento conhecido. Nesta direção caminha observando os aspectos da vida e da constituição da civilização, com seus aspectos filosóficos, religiosos e culturais para fortalecer esta visão de complexidade do tema, com os cuidados que merece.

No capítulo sobre os tabus e mitos que envolvem a questão do suicídio, traz exemplos claros como estes afetam a vida dos indivíduos pela força que exercem na sociedade.

 Uma leitura realmente muito interessante!