A preservação da vida e do bem-estar é um dos principais objetivos da saúde. Porém, isso não diz respeito apenas ao cuidado com o corpo, mas também com a mente e com a emoção. Quando uma pessoa sofre muito em silêncio, com depressão, ansiedade ou outros transtornos, e não recebe o cuidado que precisa, há o risco de que tire a própria vida.

O suicídio é causa de várias mortes no mundo inteiro, afetando pessoas de qualquer faixa etária, gênero ou grupo social. E, na maioria dos casos, é uma tragédia que poderia ser evitada. Por isso que surgiu a campanha Setembro Amarelo, para evitar que essas histórias se repitam.

O primeiro trabalho realizado durante esse período, é de conscientização da população. E há alguns motivos para isso. Primeiro, a falta de informação também leva muitas pessoas a não notarem ou ignorarem sinais que apontam o risco de suicídio. Tanto nas pessoas ao redor quanto em si mesmas.

Segundo, existem muitos mitos, estereótipos e estigmas sobre o suicídio. Isso leva várias pessoas a tratarem o assunto com desdém ou a agir de forma que prejudicam ainda mais a luta de quem está lidando com esse impulso. Além disso, aqueles que estão em risco não se sentem seguros para buscar a ajuda que precisam.

Para transmitir informação, as instituições de saúde no Brasil promovem palestras e distribuem materiais com as principais informações sobre o suicídio e seus sinais. Além de orientações sobre o que fazer caso identifique algum deles.

Junto com isso, também são organizadas campanhas para incentivar a população a buscar ajuda. O isolamento é um dos principais fatores de risco para o suicídio, pois remove a pessoa de sua rede de apoio. Todo o trabalho realizado no Setembro Amarelo é para que aqueles que estão passando por grandes dificuldades encontrem o apoio que precisam e evitem essa tragédia.

Os amigos e familiares são de extrema importância nessa fase, não se afaste da sua rede de apoio!

BUSQUE AJUDA!! VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO(A)!!