Pensamentos que não saem da mente acompanhados de rituais complexos e rígidos, comprometem a qualidade de vida de quem tem Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

Entende-se por obsessão de pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira. Como um disco riscado que se põe a repetir sempre o mesmo ponto da gravação, eles ficam patinando dentro da cabeça e o único jeito para livrar-se deles por algum tempo é realizar o ritual próprio da compulsão, seguindo regras e etapas rígidas e pré-estabelecidas, que ajudam a aliviar a ansiedade.

Alguns portadores dessa desordem acham que, se não agirem assim, algo terrível pode acontecer-lhes. No entanto, a ocorrência dos pensamentos obsessivos tende a agravar-se à medida que são realizados os rituais e pode transformar-se num obstáculo não só para a rotina diária da pessoa como para a vida da família inteira.

Em geral, os rituais se desenvolvem nas áreas da limpeza, checagem ou conferência, contagem, organização, simetria, colecionismo, e podem variar ao longo da evolução da doença.

O que causa o TOC?

Suas causas não estão bem esclarecidas. Certamente, trata-se de um problema multifatorial. Estudos sugerem a existência de alterações na comunicação entre determinadas zonas cerebrais que utilizam a serotonina. Fatores psicológicos e histórico familiar também estão entre as possíveis causas desse distúrbio de ansiedade.

Como tratar o TOC?

– O tratamento medicamentoso utiliza antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina.

– A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem com comprovada eficácia sobre a doença. Seu princípio básico é expor a pessoa à situação que gera ansiedade, começando pelos sintomas mais brandos.

Os resultados costumam ser melhores quando se associam os dois tipos de abordagem terapêutica.

Procure ajudar e compreender quem sofre com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo!

Todos temos manias, nós adquirimos com a carga que a vida nos oferece e o limite entre normalidade e TOC é muito tênue. Para diferenciar necessita de um profissional especializado.

Familiares, auxiliem o portador de TOC a enfrentar os pensamentos obsessivos e a lidar com a compulsão que alivia a ansiedade. Ele não é metódico por opção, suas manias e obsessões lhe causam dor e angustia, entender isso faz parte do processo de melhora no quadro de transtorno obsessivo-compulsivo.

Você, que sofre com o TOC, não esconda os sintomas por vergonha ou insegurança, é um péssimo caminho. Quanto mais se adia o tratamento, mais grave fica a doença, procure ajuda e enfrente o diagnóstico, você é forte, você é incrível e você é especial, sua família lhe apoia e essa fase com toda a certeza irá passar em breve.