Mecanismos de defesa são estratégias que o ego tem para evitar entrar em contato com a angústia provocada pelos conflitos da vida, como sentimentos, pensamentos e problemas. É muito mais fácil para ele disfarçar a realidade com certas desculpas.

Podemos utilizar vários ao mesmo tempo e cada um aparece de uma forma diferente. No entanto, alguns deles podem nos impedir de seguir em frente, mesmo com algo que desejamos muito.

É importante ter uma noção de como eles atuam, para que possamos entender algumas de nossas atitudes, adquirir autoconhecimento e, com isso, tentar afastá-los.

Continue a leitura e veja os principais!

 

Repressão

Na repressão, a pessoa evita que chegue à parte consciente algum sentimento que seja desagradável, tabu ou tenha tendência a ser julgado pela sociedade, como raiva ou desejo. Pode acontecer, também, de ela reprimir algum evento que cause dor. Um exemplo é quando um caso de abuso na infância é esquecido e o indivíduo tenha tendência a se envolver em relacionamentos nos quais os parceiros tenham alguma característica do abusador, mas, inconscientemente, ele adquire atitudes para sabotar as relações.

 

Deslocamento

Nesse mecanismo, o indivíduo desloca sentimentos de um lugar para outro mais inofensivo ou que traga menos problemas. Por exemplo, alguém que brigue com o chefe no trabalho fica com raiva, mas acaba descontando essa energia na família, quando chega em casa. Ou, ainda, o medo de um pai bravo e autoritário pode se deslocar para o medo de um cachorro feroz. É importante conseguir identificar quando esse tipo de comportamento começa a prejudicar suas relações e escolhas.

 

Formação Reativa

Um dos mecanismos de defesa mais comuns e, ao mesmo tempo, difícil de ser reconhecido. É quando o indivíduo tem atitudes opostas ao impulso inconsciente. Pode acontecer de uma filha, por algum motivo, ter muita raiva da mãe, mas, para compensar esse sentimento, adota comportamentos de idolatria a ela. Isso pode fazer com que a filha passe a vida em função de tentar agradar a mãe, deixando os próprios objetivos de lado. É importante ter em mente que tal mecanismo de defesa é inconsciente. Assim, determinadas formas de agir, como a hipocrisia, não são classificadas aqui.

 

Projeção

Acontece quando nos deparamos com características nossas que não aceitamos. Então, tornamo-as inconscientes e as atribuímos a outra pessoa. Por exemplo, sentimos inveja de um colega, mas passamos a acreditar que ele é que sente inveja nossa. Existem indivíduos que enxergam oponentes em todos os lados, causam intrigas e fazem acusações de serem vítimas de uma dada situação. Ter consciência dos verdadeiros sentimentos é um passo para trabalhar em prol de conquistar aquilo que tanto se deseja em vez de negar e ter sentimentos de frustração.

 

Isolamento do Afeto

Nessa forma de defesa, o indivíduo afasta o sentimento do seu sentido original. É comum (mas não é regra) em pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo. Um exemplo é o de alguém que tem mania de arrumação exagerada, quando, na verdade, é uma tentativa de tentar organizar o caos dentro de si. Os rituais são formas de diminuir a ansiedade causada pelo sentimento ruim.

Abordamos, neste texto, exemplos de alguns mecanismos de defesa que podem fazer parte do nosso inconsciente e atuam dificultando a tomada de atitudes mais saudáveis para nosso crescimento. Conhecer um pouco mais sobre como nos comportamos possibilita que possamos fazer escolhas mais benéficas para a vida e tenhamos mais bem-estar.

 

Curta e compartilhe este artigo para que mais pessoas tenham acesso a informações importantes sobre a saúde mental!