Dica de filme para o Setembro Amarelo: Por Lugares Incríveis, adaptação do livro homônimo de Jennifer Niven, se tornou fenômeno por mostrar o romance improvável entre Violet (Elle Fanning) e Finch (Justice Smith). Enquanto a garota convive com o luto após perder a irmã em um acidente de carro, o rapaz se apega a diferentes rotinas para se distrair do transtorno psicológico causado por um trauma de infância.

Embora à primeira vista o longa pareça um romance teen tradicional, centrado no apoio mútuo entre os protagonistas, sua história é, na realidade, um alerta sobre as consequências da falta de tratamento de transtornos psicológicos. Inicialmente vistas como românticas, as ações de Finch em seu relacionamento com Violet, se revelam sintomas de sua luta interna.

Praticamente tudo o que o rapaz faz ao longo de Por Lugares Incríveis, demonstra sua tentativa de se distrair de pensamentos autodestrutivos. A corrida matinal que o conecta a Violet no início do filme, por exemplo, deixa completamente a rotina de Finch quando ele começa a se aproximar da garota. Compulsivo, o personagem se apega à tentativa de ajudar a jovem a superar o luto como grande razão para seguir em frente. “Porque ela sorriu para mim” é um dos vários recados que Finch escreve para si mesmo como motivação para viver, exemplificando as várias tentativas do estudante em busca de algo que o mantenha são.

 

Aproveite, vale muito a pena e bom filme!