Você já se deu conta de que a nossa forma de pensar sobre determinado aspecto da vida exerce influência nas consequências que temos lá na frente? Se você tem curiosidade para compreender melhor o porquê disso, você precisa entender o que é mindset.

Fazendo uma analogia, podemos dizer que nossa mente é um computador, já o mindset é o processador. É ele quem determina como nossa mente irá operar. A partir disso, geramos pensamentos, crenças limitadoras, sentimentos. Isso tudo afeta nossas ações.

Percebeu a importância do tema? Então, vamos conversar um pouco mais sobre ele!

O que é mindset?

Mindset é a nossa programação mental. É o conjunto de pensamentos que influenciam nossos sentimentos e nossas ações.

Ele é formado por crenças que adquirimos ao longo da existência. Por exemplo, alguém que cresceu ouvindo dos outros que era lento demais para aprender, poderá ter, na fase adulta, uma crença limitadora que cause insegurança e sentimento de inferioridade. Isso se refletirá em seus comportamentos, que irão predizer as conquistas que a pessoa terá.

Quais os tipos de mindset?

Podemos apontar dois tipos de mindset, de acordo com a professora de psicologia e pesquisadora Carol Dweck.

Mindset fixo

Indivíduos com um mindset fixo tendem a acreditar que suas habilidades são imutáveis. Acreditam que nasceram com determinado limite de capacidade e que, não importa o que façam, estão predestinados a ter um tipo específico de vida ou certa característica em si.

Mindset progressivo

Já quem tem o mindset progressivo acredita que pode adquirir mais habilidades e competências a partir de treino, esforço e dedicação. Pessoas assim imaginam que, apesar de não estarem do jeito que queriam, têm condições para se desenvolver mais. Elas veem falhas como oportunidade de aprendizado.

Enquanto no mindset fixo as dificuldades definem quem a pessoa “é”, no mindset progressivo elas definem como a pessoa “está”. A diferença é que, na segunda forma, temos mais impulso para mudar.

mindset saúde mental

Como desenvolver um mindset progressivo?

Bem, não basta entender o que é mindset. É preciso, também, saber como criá-lo, ou modificá-lo, de maneira que tenhamos mais efeitos positivos com nossas ações.

Identifique seus pensamentos

Tente reconhecer quais seus pensamentos mais frequentes e a possível origem deles. Muitas vezes, nem nos damos conta de que temos algumas crenças que limitam comportamentos e conquistas.

Uma ideia é anotá-los em um caderno ou diário. Tente identificar o momento em que mais aparecem e se existe algo em comum entre eles.

Busque referências de sucesso

Entenda que toda história pessoal de sucesso é feita de altos e baixos. Ninguém atingiu todos os objetivos e teve êxito sem antes passar por derrotas e momentos de grande questionamento. Centenas de bibliografias estão aí para provar.

Perceba a mentalidade das pessoas ao seu redor

Estar rodeado de pessoas negativas, ou que realçam mais suas falhas do que suas qualidades, ou que fazem você acreditar que não conseguirá o que deseja, pode não ser muito saudável. Se essa for sua realidade, cabe a você avaliar se vale a pena tentar uma conversa com a pessoa ou apenas se afastar.

Tenha ferramentas para progredir

Saiba onde você está e aonde quer chegar. Compreenda o que você precisa para atingir o objetivo. Trabalhe seu autoconhecimento, para perceber suas fraquezas e como você pode mudá-las. Ao se entender melhor, vá atrás de ferramentas que ajudem a trazer melhorias, como um curso, um workshop ou uma psicoterapia.

Agora que você entendeu o que é mindset, como ele impacta sua vida e como desenvolver uma mentalidade mais progressiva, está pronto para colocar isso em prática?

Se o artigo foi útil, curta-o e compartilhe, para que essas informações cheguem a mais pessoas!