Você já parou para se perguntar por que algumas pessoas têm tão pouco na vida, mas parecem ser bem mais satisfeitas do que outras que têm tudo para se sentirem assim, mas não se sentem? A resposta para isso é pesquisada há anos por cientistas e psicólogos. E eles observaram que alguns têm uma forma de enfrentar a vida, que poderíamos chamar de hábitos de pessoas felizes.

Ou seja, o motivo de alguém se sentir satisfeito depende muito mais de certas práticas diárias, do que de dinheiro, classe social, religião, poder.

Quer saber quais são? Então, continue!

Ajudam outras pessoas

Um dos grandes hábitos de pessoas felizes é ajudar os outros. Um estudo apresentado por Harvard mostrou que pessoas envolvidas em trabalhos sociais tinham maior probabilidade de se sentirem mais calmas mesmo em momentos estressantes. Ajudar outras pessoas melhora o humor e faz aumentar os níveis de oxitocina, serotonina e dopamina no cérebro.

Cercam-se das pessoas certas

Aquele ditado “você é a soma das pessoas com quem mais convive” faz sentido nesse aspecto. Conviver com colegas que agem de forma positiva e confiante nos estimula a ter o mesmo jeito de se comportar. Já precisar lidar com pessoas tóxicas aumenta nossa ansiedade e afeta negativamente nosso humor e autoconfiança.

Cuidam da própria saúde, mas sem exageros

Pessoas mais felizes cuidam da saúde na dose exata. Elas sabem, por exemplo, que precisam dormir uma boa quantidade de horas diárias, para se sentirem produtivas no dia seguinte.

Elas também conhecem a importância de praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável. Apesar de seguirem essas práticas, elas se permitem aproveitar momentos e não se sentem culpadas por sair um pouco da dieta ou do treino.

Focam no crescimento pessoal

Um dos principais hábitos de pessoas felizes é acreditar em si mesmas e visar o próprio desenvolvimento pessoal. Elas não só procuram cursos como uma forma de engrandecerem o trabalho, como focam no crescimento espiritual e emocional.

Isso não necessariamente está ligado a seguir uma religião, mas sim na forma como dão sentido à vida e no tanto de autoconhecimento que adquirem.

Têm conversas profundas

Elas também gostam de conversar sobre assuntos mais profundos e filosóficos, e evitam fofocas. O fato de se envolverem em conversas enriquecedoras, além de provocar conexões emocionais e aumentar o aprendizado, provoca sensações boas.

Além disso, elas são abertas a escutar opiniões contrárias às delas e não tentam impor aos outros seus pontos de vista.

Mudam o que precisam mudar

Essas pessoas felizes também não têm resistência e sair da zona de conforto, quando for preciso. Se não estão satisfeitas com uma situação atual, elas vão atrás do que for preciso e mudam o que tiver que mudar.

Elas não agem por impulsividade, já que costumam avaliar bem o cenário atual e fazer planos. No entanto, não ficam esperando o momento perfeito para aplicar a mudança. Elas sabem que perfeição não existe e, apesar de não acordarem super contentes todos os dias, esforçam-se mais que os outros.

A felicidade não precisa estar presente em nossas vidas todos os segundos. Até porque, é normal termos frustrações, chateações e preocupações. Mas é possível mudar um pouco o modo como encaramos nossa rotina e adotar alguns desses hábitos de pessoas felizes, concorda?

Então, que tal curtir e compartilhar este artigo, para que essas ideias atinjam seus amigos também?