Outro transtorno de personalidade bem comum, é o Transtorno de Personalidade Histriônica (TPH), a pessoa fica tentando continuamente ser o centro das atenções e com frequência fica deprimida quando não é. Ela frequentemente é uma pessoa cheia de vida, dramática, entusiasmada e paqueradora e, às vezes, encanta novos conhecidos.

O paciente com esse transtorno, com frequência se veste e age de forma indevidamente sedutora e provocante, não apenas com potenciais interesses românticos, mas em muitos contextos, incluindo no trabalho e na escola. Ele quer impressionar os outros com sua aparência e, assim, frequentemente fica preocupado com o visual.

As emoções podem ser ligadas e desligadas rapidamente e, com isso, a pessoa pode dar a impressão de ser supérflua. Ao mesmo tempo, as emoções costumam ser demonstradas de maneira exagerada. Elas falam de forma dramática, expressando opiniões fortes, mas com poucos fatos ou detalhes para dar respaldo às suas opiniões.

Alcançar intimidade emocional ou sexual pode ser difícil. A pessoa pode, frequentemente sem perceber, desempenhar um papel, por exemplo, o de vítima. Ela pode tentar controlar seu parceiro usando sedução ou manipulações emocionais e, ao tempo, tornar-se muito dependente do mesmo.

Pacientes com TPH, anseiam por novidade e tendem a se aborrecer facilmente. Assim, eles podem trocar de emprego e de amigos com frequência. Se sentem muito frustrados com a demora em gratificações e, por isso, suas ações são frequentemente motivadas para obter satisfação imediata.