Você já deve ter se deparado, em algum momento da sua vida, com aquela pessoa que te julga. Ela te faz se sentir mal e às vezes deixa aquele sentimento negativo dentro de você.

Hoje vamos conversar sobre esse tipo de comportamento. Como lidar com alguém que te julga? E por qual motivo esse alguém faz isso?

Bom… Pessoas são cheias de falhas. Obviamente ninguém é perfeito (nem você). Estamos propensos a erros, sim, a magoar os outros sem ter a intenção, a fazer um julgamento precipitado algumas vezes.

É realmente difícil eu te dar uma certeza do que acontece em cada caso. Seria preciso analisar muitos fatores: a personalidade de quem faz a crítica, o tipo de relação de vocês, se ela está passando por um problema etc.

Porém, entendo como esse tipo de atitude te incomoda. Infelizmente, não podemos controlar tanto o comportamento dessas pessoas. Mas podemos ter atitudes que impeçam que elas nos atinjam tanto. Darei algumas orientações ao longo do post.

 

Pessoas que julgam

Dependendo de como a pessoa se dirige a você, pode-se dizer que é um tipo de comportamento tóxico. A toxicidade da ação de alguém pode se manifestar em nós como uma substância realmente venenosa, que tira nossa alegria, nossa confiança, chegando a atingir nossa saúde mental.

Uma pessoa é ou pode estar sendo tóxica (pois pode ser um comportamento momentâneo, uma fase ruim dela).

Mesmo que você escolha para sua vida algo que você ache ser a melhor opção e você se empenhe muito em conseguir êxito, pode aparecer alguém e comentar negativamente sobre suas escolhas e sua maneira de agir.

Para essa pessoa, o único caminho certo que existe é o que ela cria no pensamento dela. Muitas vezes ela nunca nem passou por algo semelhante ao que você passou, mas ainda assim quer te dizer o que fazer, como se ela tivesse a certeza universal. Ela não entende suas escolhas, não entende que você escolheu a melhor alternativa dentro das suas limitações.

Pode ser uma ação intencional, com o propósito de te fazer sentir mal, mas também pode ser um comportamento sem autorreflexão, ou seja, a pessoa que está te criticando não sabe o quanto te magoa. Em ambos os casos, com ou sem intenção, uma coisa é certa: a falta de empatia. A pessoa fala por ela, sem se colocar em seu lugar para entender suas atitudes e decisões.

O que fazer diante do comportamento das pessoas que te criticam

Tente, primeiramente, analisar a situação. Analise os “conselhos” dessa pessoa e também quem ela é.

Os pais, muitas vezes, têm uma grande experiência de vida e apenas desejam que você não sofra com suas decisões. Tente ouvir com paciência e respeito, caso a crítica venha deles. E tente explicar, com calma, sua decisão, seus sentimentos e os objetivos que você espera atingir.

Caso o julgamento venha de colegas ou amigos, avalie o nível dessa amizade. É alguém muito importante? Está na sua vida há muito tempo? Ou é alguém que você acabou de conhecer? Você tem abertura para falar dos seus sentimentos com essa pessoa?

Dependendo no nível da amizade, se for profunda, talvez a atitude mais prudente seja, no primeiro momento, você tentar conversar com a pessoa e explicar suas decisões e o porquê de você achar que são as melhores. Diga que esse tipo de comportamento vindo da parte dela não está ajudando, mas sim fazendo você se sentir chateada.

Se o julgamento continuar acontecendo depois disso, talvez o melhor seja se afastar mesmo (não necessariamente para sempre, mas pelo menos por um tempo).

Como não ser atingida pelas críticas alheias

Não conte para todo mundo todos os seus objetivos de vida. Não comunique todo o caminho que você está trilhando. Ou, se sentir necessidade de compartilhar isso com alguém, avalie se essa pessoa poderá te dar o apoio que você necessitará durante o trajeto. Expor muito os seus objetivos e suas escolhas dará brecha para que alguém sempre venha com uma dica, um conselho, um aviso, um julgamento. O ideal é que você compartilhe apenas depois suas conquistas e vitórias.

Você já observou como essa pessoa se relaciona com os outros? Ela costuma fazer críticas em relação a outras pessoas também? Geralmente, alguém que te julga muito pode ser assim também com outros.

Tenha em mente que muitas vezes as pessoas julgam com base nelas mesmas. Elas não conseguem ter a empatia de analisar você e sua situação para entender suas escolhas. Fazem críticas precipitadas e baseadas numa visão generalizada. Não possuir empatia é uma característica delas. Então não leve para o lado pessoal. Essa necessidade que elas têm de ficar julgando reflete o que elas são, e não o que você é.

Leandro Karnal, em um dos seus ensinamentos, diz que só nos ofendemos com o que os outros falam, se não nos conhecemos bem. Pois se falam algo que não é verdade, qual o motivo para se sentir ofendido? Da mesma forma, se o que falam é realmente verdade, também não tem sentido ficar ofendido.

Não faça com que sua felicidade dependa de você ser aprovado por alguém. Sentir-se responsável pela própria felicidade te dará mais liberdade para ir ajustando sua vida conforme o que realmente você deseja para si.

Cerque-se de pessoas que têm objetivos parecidos com os seus. Quer ser empreendedor? Caminhe com pessoas empreendedoras de sucesso e com aquelas que estão iniciando essa atividade. Suas dúvidas e angústias serão parecidas. Assim haverá pouco espaço para algum julgamento.

Freud, em seus estudos, falou de um mecanismo de defesa que se chama projeção. Nele a pessoa “enxerga” em outros alguma característica sua que não aceita. Isso acontece de forma mais inconsciente e a protege da insatisfação que teria se reconhecesse a característica em si. Então essa é outra possível explicação.

Mas por mais difícil que possa ser, pois sei que isso magoa, tente ter empatia por essa pessoa. Tente se colocar no lugar dela e enxergar as coisas como ela vê. Por que ela tem essa limitação? O que aconteceu em sua vida para que seja alguém agindo dessa forma?

Saiba ainda que, independente da sua escolha, sempre terá alguém que vai te julgar. Assim, decida o seu próprio caminho. Contanto que você busque sua felicidade, que você não machuque alguém e que você aja de acordo com os seus valores, vá em frente.

Compartilhe o artigo com seus amigos para que eles saibam lidar melhor com pessoas que julgam!