A Saúde Mental é um processo no qual podemos aprender a pensar melhor, sentir com mais liberdade e equilíbrio, e exercer compaixão, para com a gente mesmo e para com os outros. Talvez tornar-se uma pessoa perfeita em caráter tenha muito que ver com passar a ser alguém compassivo. Ter compaixão. Pensar compaixão. Sentir compaixão. Agir com compaixão. Com você e com os outros.

A autocompaixão é um dos ingredientes fundamentais para a nossa saúde mental. Sentir compaixão de si mesmo e perdoar-se quando está em uma situação fora de seu controle ou em um cenário que não depende exclusivamente de você, é se dar a chance de ser livre para aprender com seus erros e lutar contra eles. Não se sabote, não se julgue, não se autodeprecie, você é um ser humano em constante evolução, trate sua mente como uma amiga que também está em constante evolução, ela não é perfeita e pode sim cometer erros. Do ponto de vista da manutenção da saúde mental, a compaixão parece ter um papel protetor. Do ponto de vista terapêutico, a compaixão facilita a recuperação de estados de sofrimento e de doença mental.

Ter compaixão é justamente dar liberdade para o sentimento nosso e dos outros. Criar empatia pelas vivências das pessoas incondicionalmente e indo além, buscando por maneiras de ajudá-las. Essa junção nossa com o sentimento do outro, leva automaticamente á solidariedade, ao altruísmo, ações essenciais para a existência e sobrevivência da humanidade.

“Para a saúde mental, a compaixão é uma base sólida para abordarmos a mente, o corpo e a alma. Compaixão significa demonstrar bondade amorosa, ela está no cerne da compreensão, do amor e do perdão de si mesmo(a) e de outras pessoas. Significa agir sem julgar nada e ninguém. Quando encaramos nossa saúde mental dessa maneira, podemos encarar a vida como um todo com compaixão, e isso mudará o modo como percebemos o mundo e aqueles ao nosso redor.” — Beth Rue, psicóloga e assistente social, terapeuta-chefe no Centro de Tratamento Summit Behavioral Health.