Muitos detalhes por trás do funcionamento do cérebro ainda são um mistério para diversos pesquisadores espalhados pelo mundo. De modo geral, o comportamento desse órgão humano é determinado pela configuração interna de seus elementos. Em caso de desequilíbrio, ficamos sujeitos a vivenciar certos distúrbios mentais, como o Transtorno Dissociativo de Identidade.
O que é o Transtorno Dissociativo de Identidade?
Objetivamente, a pessoa atingida é submetida a um processo de fragmentação. Isso acontece em um grau acentuado, ao ponto de o indivíduo manifestar vários outros “eus”. Detalhe: quem sofre essa disfunção tende a esquecer o que cada uma de suas variantes fez, a pessoa afetada não interpreta papéis, como se estivesse em uma peça de teatro.
Na verdade, ela assume, de maneira inconsciente, a personalidade real de outro alguém que, em sua cabeça, é único. Importante destacar também que as demais identidades não se restringem à determinada faixa etária ou mesmo gênero. Para se ter uma dimensão melhor, em certos quadros o indivíduo passa a necessitar de óculos de grau, por exemplo.
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman