Quem nunca sentiu satisfação por adquirir um objeto que tanto queria, como aquele vestido lindo ou um celular de última geração? Ter essa sensação de prazer é normal e está ligada à produção de endorfina no nosso cérebro. Contudo, a preocupação acontece quando existe uma compulsão por compras (oniomania), por trás desse comportamento.

Compulsão por compras

Esse é um distúrbio que afeta em sua maioria as mulheres, e pode causar transtornos financeiros e também nos relacionamentos, quando a coisa sai do controle. O grande problema de quem passa por isso é o fato de a pessoa só assumir que precisa de ajuda depois que muitas dívidas já estão feitas.

Para completar, a praticidade que, hoje, a internet proporciona nas aquisições prejudica ainda mais um autocontrole, já que tudo pode ser feito em questões de segundos pelo próprio smartphone.

Mas será que existe algum jeito de conseguir se livrar das compras compulsivas? Acompanhe o texto, que darei algumas dicas para isso!

Identifique a motivação por trás do impulso

Dentre as emoções em comum a quem compra compulsivamente estão a ansiedade e o sentimento de vazio, antes da aquisição, uma grande excitação durante a compra e, depois, o sentimento de culpa.

A baixa autoestima também tende a estar envolvida, já que, muitas vezes, as aquisições são feitas para a pessoa se sentir mais bonita, interessante ou feliz. Dessa forma, podemos falar sobre a busca por uma satisfação e a fuga de alguma angústia.

Assim, tente avaliar o que está por trás de cada compra sua. Você faz isso quando sente frustração pelo trabalho? Ou, então, quando se sente chateado por ter brigado com alguém? Entender seus sentimentos é o primeiro passo para mudar.

Estabeleça um limite mensal

Na compulsão por compras, existe um impulso por ter a posse de um objeto, mesmo sem a real necessidade disso. Também, é comum que a pessoa comece a mentir para os outros sobre o valor gasto ou tente esconder suas compras.

A outra dica é, então, estabelecer, para si, um limite mensal que não extrapole o orçamento. Com o tempo, diminua esse valor. Isso porque tentar cortar esse comportamento de uma só vez só pode não ser uma atitude eficiente a longo prazo.

Fuja dos gatilhos

Principalmente se já houver muitas dívidas. Uma alternativa que pode soar radical, mas é a mais eficiente, é cancelar o cartão de crédito. Pelo fato de não precisarmos ter o dinheiro na hora e, ainda, poder parcelar as compras, criamos, facilmente, a ilusão de que daremos conta de pagar tudo nos próximos meses. Acontece que quando existe o descontrole, os gastos viram uma bola de neve, já que juntam dívidas, juros e cheque especial.

Também cancele os e-mails promocionais e pare de seguir as lojas nas redes sociais. Qualquer liquidação ou novidade podem ser o estímulo para a compra acontecer.

Faça lista do que você compra e do que precisa

Quem compra compulsivamente geralmente tem o pensamento: “só vou levar mais isso, depois eu paro”. A pessoa cria a ilusão de que aquela será sua última aquisição.

Ao anotar todas as aquisições feitas e ter uma lista daquilo que você realmente precisa, fica mais fácil se automonitorar e comparar os gastos indispensáveis com os desnecessários. Dificilmente quem tem a compulsão por compras costuma saber seus reais valores de gastos mensais.

Procure ajuda

Por fim, se a situação já estiver séria ou se você sentir dificuldade de seguir as outras dicas, é importante procurar uma ajuda profissional, que pode envolver um psicólogo, um psiquiatra e, às vezes, até um contador ou consultor financeiro pessoal.

Qualquer comportamento compulsivo deve ser visto com muita atenção, já que ele tende a nos trazer problemas. Quando envolve nossa situação financeira, o assunto também é sério, já que ela, de certa forma, está ligada ao nosso bem estar e qualidade de vida. Assim, não negligencie sua compulsão por compras e busque o apoio que precisar.

Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe-o para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!