Confira a dica de filme do mês de novembro!

O que significa vencer na vida? Este é um dos primeiros reflexos que temos ao assistir o filme, “Pequena Miss Sunshine” (2006). A trama é relativamente simples, uma família leva sua filha para um concurso de beleza, embora esta não esteja nos padrões exigidos. Ainda assim, tem toda uma família que se mobiliza para apoiá-la.

Durante esta trajetória, o filme mostra a história de cada um dos integrantes dessa família, que, pelos critérios sociais, sobretudo seria disfuncional. Entretanto, a história deles nos mostra as crenças limitantes enraizadas na sociedade, sobre o que é sucesso e, sobretudo, qual o valor da instituição familiar.

Oliver, a filha do casal Richard e Sheryl, tem o sonho de concorrer no concurso de beleza Pequena Miss Sunshine, e, quando convidada para participar, a família embarca em uma viagem. Participam dessa empreitada o irmão mais velho, Dwayne, o tio Frank e o avô Edwin.

Então, os seis integrantes da família partem em uma viagem entre o Novo México e Califórnia, em uma perua Kombi velha, até mesmo porque a situação financeira familiar não permitia outra opção. Durante a viagem, a Kombi acaba por simbolizar a união das pessoas, fortalecendo seus vínculos afetivos.

Em suma, a família foge totalmente dos padrões sociais, composta de um pai que dá palestras sobre autoajuda, mas que, na verdade, sua vida demonstra total oposto. O filho mais velho está em voto de silêncio, o cunhado é um professor que tenta suicídio e o avô, expulso de um lar para idosos, ao usar heroína.

Entretanto, mesmo em meio às suas diferenças, se unem para que a caçula da família participe de um concurso de beleza para meninas na pré-adolescência, a Pequena Miss Sunshine.

Divirta-se e bom filme!!