A campanha Setembro Amarelo é uma ação de iniciativa do CVV (Centro de Valorização à Vida), do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) com a finalidade de prevenir o suicídio.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 800 mil pessoas se suicidam por ano. Isso equivale a uma morte a cada 40 segundos. Além disso, o suicídio é considerado o segundo maior motivo de morte em jovens entre 15 e 29 anos.

A condição é preocupante e estigmatizar o tema só colabora para que haja mais tabu ainda em volta dele. Por isso é tão importante conversar sobre isso.

Acompanhe a leitura e entenda um pouco mais sobre o suicídio!

Por que Setembro Amarelo?

O mês foi escolhido devido ao fato de comemorarmos o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio no dia 10. O objetivo é promover palestras, passeatas, debates e abrir um espaço maior para discutir o suicídio.

Já a cor foi inspirada em um episódio de 1994, em que um jovem de 17 anos, Mike Emme, tirou a própria vida enquanto dirigia um carro amarelo. Seus pais e amigos iniciaram uma campanha distribuindo cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para quem estivesse passando pelo mesmo desespero de Mike.

Quais as maiores causas do suicídio?

São inúmeros os motivos que levam alguém a se suicidar, mas a maioria está ligado ao fato de a pessoa sentir que não existe mais razão alguma para sua existência. É como se ela olhasse para o presente e o futuro e não conseguisse sentir alguma motivação para ser feliz. Ou, ainda, como se não conseguisse enxergar alguma perspectiva de boas mudanças na vida.

Alguns dos motivos para isso podem ser:

  • depressão;

  • transtorno bipolar;

  • esquizofrenia;

  • luto, por morte de alguém muito querido ou por término de relacionamento;

  • desemprego ou um grande problema financeiro;

  • dependência de álcool ou drogas;

  • dificuldade com a vivência da própria sexualidade;

  • dificuldade em aceitar o envelhecimento.

Por que é importante falar sobre isso?

Muitas vezes as pessoas têm receio de falar abertamente com alguém sobre o tema, por achar que isso influenciará em algum ato. A verdade é que demonstrar preocupação e cuidado, além de se doar para ouvir o outro, pode evitar problemas maiores.

Falar sobre o suicídio pode abrir novas perspectivas e ajudar a pessoa a descobrir uma saída para a situação em que se encontra. Se você perceber que alguém querido corre o risco de ter esse comportamento, o indicado é pedir ajuda profissional o mais rápido possível. Psiquiatras, psicólogos e o próprio CVV (disque 188) podem ajudar.

Quais os mitos envolvendo o suicídio?

Mitos sobre o suicídio são muito comuns, por isso é importante conhecê-los. Veja alguns deles!

A pessoa que tenta só quer chamar a atenção

Na verdade, quando a pessoa fala que pensa sobre isso ou quando realmente tenta o suicídio, ela demonstra que está passando por um sofrimento. Pode ser um pedido de ajuda, apenas. Pode ser, também, uma tentativa séria. De qualquer forma, é melhor ajudar do que julgar.

Falar sobre suicídio pode incentivar o outro a cometer o ato

Pelo contrário. Demonstrar ao outro que você se preocupa com ele e abrir espaço para a escuta pode ser uma grande ajuda para esse fato não acontecer.

Apenas pessoas doentes pensam em suicídio

Como vimos, no geral, quem pensa em suicídio é porque não consegue perceber alguma contingência positiva na vida. Achar que só quem está em depressão profunda tem risco de fazer isso é colaborar para que exista mais tabu em cima do tema. Alguém pode sorrir e levar uma vida “normal”, mas ainda assim ter pensamento suicidas.

O Setembro Amarelo é uma campanha importante, pois nos incentiva a debater mais sobre o suicídio. No entanto, devemos dar importância ao tema não só nesse mês, mas também durante o ano todo.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe-o para que mais pessoas tenham acesso a essas informações importantes! 

Telefone CVV ligue 188