Passar pela morte de uma pessoa amada ou de um animalzinho de estimação, ser despedido do emprego, romper um relacionamento: tudo isso está relacionado a uma perda de algo que era significativo para nós. Ao tentarmos nos adaptar a uma nova vida sem aquilo tão importante, tendemos a passar pelas 5 fases do luto.

Tais estágios não são, necessariamente, lineares. Também não é uma obrigação que passemos por todos eles. Assim, não existe um padrão quando as pessoas vivenciam o luto. De qualquer forma, entendê-lo nos ajuda a compreender um pouco mais de nossas reações quando experienciamos uma perda.

Acompanhe a leitura e entenda melhor os sentimentos que podemos experienciar nas fases do luto!

Negação

Geralmente, é o primeiro estágio, podendo durar minutos ou até semanas. Nesse momento, a pessoa não consegue aceitar ou acreditar no que aconteceu. Ela tende a ter pensamentos de que houve algum engano e que logo tudo será esclarecido. Pode ser visto como um mecanismo de defesa, para que não sinta dor.

Assim, se recebeu a notícia de que alguém faleceu, por exemplo, pode acreditar que tudo não passa de um mal-entendido e de que logo a pessoa aparecerá bem.

Raiva

Nessa fase, a pessoa sente raiva e revolta, podendo ter um descontrole emocional. É comum a sensação de injustiça por estar passando por algo doloroso. Pode acontecer, também, de ela querer culpar fatos ou outras pessoas por aquilo que aconteceu.

Se um relacionamento acabou, por exemplo, ela associa elementos, como um novo emprego, para culpá-los.

Barganha

Como as fases anteriores não resolveram a perda que a pessoa teve, nesse estágio do luto, ela tenta reverter a situação acontecida. Assim, pode querer fazer promessas a si mesma, ou, caso siga uma religião, pode praticar alguma devoção, no intuito de ter de volta aquilo a que dá tanto valor.

Depressão

Nesse momento, a pessoa começa a perceber que não tem total controle sobre sua perda e se entrega a uma dor profunda. Nesse estágio, o indivíduo relembra os momentos que teve e sente uma tristeza grande. É possível que queira se isolar e tenha momentos de choro e desesperança.

Aceitação

Quando as fases do luto anteriores foram vivenciadas de forma saudável, a pessoa entra no último estágio, para aceitar o que aconteceu. Não quer dizer que ela não sinta mais dor ou amor. Mas apenas que o acontecimento já está bem elaborado e ela consegue perceber que nem tudo está perdido e acabado e que é possível existir vida e felicidade depois da perda. É um momento de resignação.

Como ressaltado, tais estágios não são uma imposição. Assim, pode ser que alguém vivencie apenas dois deles, por exemplo. Também não há um tempo certo para cada um, o que pode acontecer de o indivíduo passar por mais de um deles no mesmo dia.

Ainda que seja muito difícil, é um processo normal e saudável passar por um luto. Sendo assim, o melhor a fazer é compreender o que pode acontecer conosco e aceitar que esses sentimentos fazem parte da condição humana.  No entanto, caso perceba que esteja sendo muito doloroso passar por todas essas fases do luto, não deixe de procurar uma ajuda profissional.

Curta e compartilhe este artigo para que mais pessoas tenham acesso a informações importantes sobre a saúde mental.