O sentimento de vazio pode afetar qualquer um em algum momento da vida. Sentir-se assim, uma vez ou outra, pode ser normal e faz parte da condição humana. No entanto, quando a sensação é contínua, isso pode trazer vários prejuízos.
Quem sente um vazio existencial geralmente relata não conseguir enxergar sentido em sua existência. A pessoa sente alguns momentos de tristeza imensa, mas não consegue identificar de onde ela vem.
Por não conseguir determinar direito o que é essa sensação, é comum que ela acabe tentando preencher esse espaço com comportamentos compulsivos ou que ocasionam certos prejuízos. Academia em excesso, compras, álcool são alguns dos exemplos para tal.
A condição pode estar associada à depressão, mas nem sempre essa sensação é tão intensa quanto nesse distúrbio.
Se você estiver passando por isso, algumas ideias para tentar resolver a situação são as seguintes!
Entenda mais sobre o sentimento de vazio
Psicólogos comportamentais associam essa sensação de vazio existencial a situações como falta de reforçadores ou a perda deles. Isso quer dizer que ou a pessoa não tem, em sua vida, muito contato com situações e coisas que deem prazer, ou as teve em algum momento e depois as perdeu.
Alguns exemplos são o luto, o fim de um relacionamento, uma perda financeira, o desemprego. O fato de se forçar a fazer todos os dias algo que odeia (como um trabalho) e, ao mesmo tempo, não ter outros momentos satisfatórios na rotina também colabora muito.
Busque se conhecer melhor
Entender um pouco mais sobre si fará com que você descubra as causas dessa sensação ruim. O autoconhecimento é fundamental para que você consiga mudar os aspectos desagradáveis e se engajar em outros mais agradáveis. A psicoterapia é um bom caminho para isso.
Evite comportamentos compulsivos e autodestrutivos
Eles podem até causar uma sensação positiva nos primeiros instantes.
Comprar algo que se deseja muito dá um sentimento grande de prazer e poder nas primeiras horas. Porém, pode levar ao descontrole, fazendo com que a pessoa alcance dívidas imensas. O álcool, se usado para esse fim, pode causar vício, já que a pessoa tende a aumentar cada vez mais a dose para sentir o mesmo relaxamento e euforia do início.
O fato é que não são essas coisas que preencherão de verdade.
Engaje-se em atividades prazerosas saudáveis
Assim, o ideal é buscar atividades que causem bem-estar e sejam saudáveis ao mesmo tempo. Se você se vê obrigado a estar em um emprego ruim, por exemplo, é fundamental inserir na rotina momentos de prazer. Estar com amigos, ter um hobby, viajar são alguns dos exemplos. Você descobrirá o que é melhor para você com mais autoconhecimento.
Tenha objetivos e descubra um sentido maior
Traçar objetivos na vida, como: buscar um novo emprego, fazer um curso interessante (que pode estar relacionado a um hobby ou a uma mudança na carreira), programar-se para conhecer novas cidades e países, abrir um negócio podem entrar na lista. Encontrar um propósito de vida pode ser justamente o que falta para você alcançar mais felicidade.
Ter um sentimento de vazio persistente não é algo esperado e deve ser levado mais a sério. Procure se conhecer bem e não deixe de pedir ajuda profissional se precisar.
Gostou do artigo? Curta e compartilhe-o para que outras pessoas tenham acesso a essas informações!
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman