Você consegue equilibrar de forma adequada sua dedicação à família, ao trabalho e à diversão? Veja nesse post como esse equilíbrio vai garantir o seu bem viver.

Equilíbrio: essa pequena palavra  é gigante em significado, e carrega consigo a essência para uma vida feliz. Ter uma atitude equilibrada em relação à família, ao trabalho e aos momentos de diversão é determinante para seu bem-estar.

Quando preparei este post, minha intenção foi compartilhar com você o que me ajuda a ser mais feliz nos meus relacionamentos. E também mostrar que através do equilíbrio é possível estabelecer um padrão de vida estável, satisfatório e altamente produtivo.

Vem comigo analisar como ter equilíbrio nas 3 áreas mais importantes da vida humana.

Família: o esteio de nossos princípios e valores

Quando pensamos num esteio, vêm à nossa mente algo no qual possamos ter um apoio em momentos de necessidade. E a família é justamente isso. Naquele ambiente amável, aconchegante e terno, podemos nos ‘soltar’ de nossos vícios de atitude, medos e vacilos.

Quando a nossa família tem estrutura, ela pode nos oferecer uma tremenda força emocional para enfrentar os desafios do dia a dia. Para ter certeza de como isso é assim, pergunte, por exemplo, a seus amigos que não têm uma família estruturada, qual é o sentimento deles em relação a isso.

É provável que alguns deles evidenciem um desejo interno de que sua família fosse mais acolhedora, tranquila e amorosa. Mas e se a sua família já possui essa configuração? Aproveite!

Isso mesmo! Esforce-se toda semana para reservar tempo, e um bom tempo, para ficar junto de sua família. Valorize cada um: esposa, marido, filhos, mãe, pai, irmãos, sobrinhos…

Reflita no quanto a sua família pode ter contribuído de forma positiva para a pessoa que você é hoje. Mesmo que tenham havido alguns conflitos, imagine as qualidades que sua personalidade desenvolveu por vencer esse conflitos com resiliência e bondade!

Meditar profundamente nisso pode levar você a concluir que vale sim a pena dedicar uma boa quantidade de tempo, toda semana, para a sua família.

Trabalho: mais do que apenas o meio de sustento

Trabalhar é uma forma de consolidar sua dignidade como humano. Independente do ramo de atuação, sua autoestima está grandemente relacionada a como você desenvolve suas atividades profissionais.

Pense um pouco em qual foi a sua primeira sensação ao receber o primeiro salário. Você estava nas nuvens, pensando que agora poderia fazer isso ou aquilo graças a seus esforços de empenhar tempo e energia trabalhando!

Suas mãos produziram o bem que você buscou, e isso aumentou a sua satisfação na vida. Percebeu como a dignidade cresceu? Essa elevação de espírito é essencial na jornada de sua vida. Em outras palavras, o trabalho é muito mais do que apenas um meio de sustento: ele muda a ótica que você tem sobre si mesmo e o mundo à sua volta.

Por isso, reserve o tempo que for suficiente em sua rotina para desenvolver com forte capacidade suas atividades profissionais. Isso é essencial para uma vida equilibrada.

Diversão: o colorido da vida!

Diversão: esse é o momento de colorir a sua rotina! As cores mais almejadas numa semana de trabalho começam a assumir nitidez, em geral, no meio da tarde de sexta-feira ou do sábado.

A grande quantidade de vídeos virais nas redes sociais com o famoso “Hoje é sexta-feira!” são prova do nosso anseio por diversão. Portanto, se divertir é intrínseco a nossa personalidade, independente do perfil pessoal que tenhamos.

O conceito de divertir-se pode assumir formas completamente diferentes. Para alguns, diversão envolve pegar sua vara de pescar e ir para a beira do rio, no interior, e ficar horas, às vezes dias, em absoluto silêncio.

Para outros, divertir-se envolve levar os filhos para o parque ou dar uma volta com a pessoa amada no shopping. Alguns amam a ideia de começar o fim de semana com o pé na estrada, desbravando uma região que nunca tinham visitado.

Existem aqueles que são torcedores de carteirinha do seu time de coração e, quando chega a sexta-feira, já começam a preparar o “equipamento de torcida” do fim de semana.

E você? Gosta de se divertir? Aproveite parte de sua semana para relaxar, descontrair e dar ao seu corpo a descontração que ele merece. Procure deixar completamente de lado o seu trabalho nesses momentos, ampliando as chances de que a diversão realmente faça de você uma pessoa mais ‘livre, leve e solta’.

Como mencionado acima, o equilíbrio que devemos encontrar entre a família, o trabalho e a diversão é fundamental para nossa felicidade. Coloque esses 3 ‘pesos’ na balança moral da sua consciência.

Pense em dosar na medida certa os elementos que mais te podem fazer feliz, e torne sua vida mais satisfatória a cada dia que passa!