Alguém que busca o constante crescimento pessoal, como o aumento do autoconhecimento, precisa saber o que é assertividade.

É por meio dessa habilidade social bem desenvolvida que a pessoa consegue se expressar de forma a atingir seu objetivo, mas sem ofender ou passar por cima dos direitos dos outros. A dificuldade nesse comportamento está no equilíbrio, ao se comunicar, pois, indo para o lado oposto da agressividade, temos a passividade, na qual a pessoa tem o famoso estilo ‘bonzinho’, fazendo todas as vontades alheias.

Mas existem duas boas notícias para isso: a primeira é que ninguém é 100% perfeito em ser assertivo o tempo todo. A outra é que podemos aprender e melhorar cada vez mais essa capacidade.

Acompanhe para saber mais!

O que é assertividade, então?

Ser assertivo é ter a habilidade comportamental de saber expressar bem suas emoções e seus desejos. Essa manifestação de opinião, sentimento ou desejo tem de ser sincera, evitando, assim, a passividade.

Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado com a pessoa com a qual nos comunicamos, para que não sejamos agressivos, grossos ou ultrapassemos os limites de nossos direitos. Tem de haver honestidade e transparência, e ao mesmo tempo, respeito.

E a passividade e a agressividade?

Uma mesma pessoa pode unir um pouco dessas 3 características, dependendo do tipo de situação e do outro com quem ela fala. Circunstâncias que evocam certa ansiedade e insegurança, por exemplo, podem fazer com que ela seja mais passiva naquele momento. Já o descontrole emocional, vindo de um contexto que provoque raiva, pode fazer com que ela se comporte de maneira mais agressiva.

Um exemplo pode ser a seguinte história:

Camila e Bruna são amigas e moram juntas em uma república de estudantes. Nessa noite, Bruna ficará em casa, para terminar o trabalho escolar. Camila vai sair e pede emprestado à Bruna seu novo brinco. Acontece que a jóia, além de ter sido cara, tem um significado especial, já que ela ganhou de presente do seu pai. Bruna não se sente à vontade para emprestar.

  • passividade: Bruna emprestaria o brinco, mesmo estando insegura para fazer isso, e passaria a noite toda preocupada e não conseguiria terminar o trabalho direito;
  • agressividade: Bruna ofenderia e humilharia Camila por ter feito um pedido desse tipo. A relação das duas ficaria distante após o episódio;
  • assertividade: Bruna explicaria, gentilmente, à Camila, o quanto o brinco significa para ela e o motivo de não poder emprestar. Mais tarde Bruna se sentiria bem por ter sido honesta com seus próprios sentimentos.

Como ser mais assertivo?

Nesse ponto, ter autoconhecimento e empatia com o outro fará bastante diferença. Isso porque você deve entender o que você sente para buscar aquilo que você deseja (seja para dizer ‘sim’, seja para dizer ‘não). Ao mesmo tempo, é importante pensar que o outro também tem seus sentimentos e um motivo para se comportar desse jeito.

  • não espere que os outros reconheçam o que você precisa;
  • diga ‘não’ se for da sua vontade, mas seja gentil ao fazer isso;
  • saiba reconhecer seus erros e se desculpe por eles;
  • evite o sarcasmo ou as indiretas, pois isso se distancia da assertividade;
  • não grite;
  • considere que o outro pode pensar e sentir de maneira diferente e nem por isso ele está errado;
  • aprenda com o seus erros, para tentar se expressar melhor na próxima vez.

Entender o que é assertividade é importante para quem deseja manter bons relacionamentos interpessoais. Além disso, uma pessoa assertiva tende a ter uma autoestima mais positiva, o que colabora para a sua felicidade. Para os casos de grande dificuldade, um psicólogo pode ajudar o paciente a fazer um treino de habilidades sociais.

Curta e compartilhe este artigo para que mais pessoas tenham acesso a informações sobre saúde mental.