Em tempos de pandemia e crise mundial, todos nós queremos estar atualizados da real situação que enfrentamos, mas você precisa de um tempo de inatividade – especialmente do que está acontecendo no momento.

– Determine um limite para a quantidade de tempo que você passa lendo ou assistindo notícias, ainda mais se elas relatam dor, tragédias e tristeza. Isso vale para jornais, revistas, programas de televisão, entre outros meios de comunicação. Se for possível, tenha um horário específico e limitado para checar as informações. E muito mais importante que destinar um pequeno período para se informar, é saber escolher as fontes. Infelizmente, várias informações equivocadas e sensacionalistas estão sendo propagadas.

– As famosas fake news, são notícias falsas, muitas vezes elaboradas de maneira maldosa, com o intuito de espalhar o pânico e muitas vezes acabam atingindo o objetivo. Portanto, procure fontes confiáveis, não acredite em tudo que lê. E faça sua parte: não compartilhe nada sobre o Coronavírus ou quarentena sem ter certeza da veracidade dos dados.

– Sobre as redes sociais, pare de seguir perfis alarmistas, faça o bloqueio de hashtags negativas e exageradas sobre o surto, silencie aqueles amigos que insistem em divulgar notícias equivocadas.

Sabemos que a alguns meses a Covid-19, é o principal assunto que comentamos, no entanto, ficar falando sobre a doença o tempo todo pode acabar aumentando a sensação de medo e, até mesmo, aflorar mais angustias, ansiedade e a síndrome do pânico. Sendo assim, procure fazer outras atividades, como: assistir filmes e séries, ler livros ou qualquer outra atividade que lhe dê prazer e não desrespeite os limites da quarentena. Vamos passar por essa crise juntos, cada um em sua casa.