Nós temos a tendência de achar que aqueles que enxergam o lado bom da vida foram abençoados com uma disposição positiva. E é verdade que uma parcela significativa da nossa felicidade é, provavelmente, determinada por nossas tendências preexistentes à melancolia ou alegria.

Mas, de acordo com a ciência, a positividade é uma habilidade que pode ser aprendida. Assim, como você se exercita diariamente para aumentar a capacidade de levantar objetos pesados, você também pode adotar simples práticas diárias para reprogramar seu psicológico na direção de um ponto de vista mais positivo.

Como se tornar uma pessoa mais positiva:

  • Mantenha um diário de gratidão.

Encontre uma maneira simples e estruturada que force você a contar suas bençãos. E claro, porque não um diário de anotações? Ali você pode colocar todas as coisas que estão dando certo em sua vida. A ciência descobriu que a gratidão pode aumentar significativamente sua felicidade e pode te proteger do estresse, negatividade, ansiedade e depressão. Por que a gratidão é tão poderosa? Aparentemente, ser grato, literalmente reprograma seu cérebro para ajudá-lo a enxergar mais facilmente o lado positivo da vida.

  • Pratique ser rejeitado.

Rejeição é uma habilidade. Assimile cada coração partido e entrevista de emprego perdida como treino, porque ninguém cresce na vida sem ser rejeitado. A aceitação só existe, porque a rejeição caminha ao seu lado.

  • Evite os rabugentos.

A alegria é contagiosa, assim como a ira, a tristeza e infelizmente, o negativismo. Evite situações negativas, pessoas negativas, conversas negativas. Evite se contagiar com o mau-humor alheio, ele não é seu.

  • Respire.

Você gasta sua vida inteira respirando, então é fácil esquecer o quão poderoso pode ser para seu psicológico, ter um momento para se concentrar em sua respiração. Nossa respiração muda de acordo com o que sentimos. A boa notícia, é que essa conexão funciona no caminho inverso também, podemos mudar como nos sentimos usando a respiração.

  • Observe os justos.

Infelizmente, vivemos em um mundo que nos dá motivos de sobra para sentirmos desgosto e preocupação. Mas, mesmo quando as notícias apresentam um show de horrores, há sempre traços de generosidade, bravura e beleza no espírito humano, que brilham em meio à escuridão. Desenvolva o hábito de procurar por eles. Em todos os casos de desastres naturais, guerras, experiências traumáticas, você encontrará pessoas se levantando, estendo a mão às outras e demonstrando compaixão e amor. Apegue-se às histórias dos heróis dos dias atuais e do altruísmo em tempos de medo e devastação.