Estamos novamente no mês de setembro, no Setembro Amarelo. O nono mês do ano é dedicado à prevenção do suicídio em todo país. A celebração teve início em 2014 a partir dos esforços da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Centro de Valorização da Vida (CVV). Com o tema “Agir salva vidas”, a campanha deste ano, chama atenção para as questões que envolvem a saúde mental, fazendo um alerta sobre a cultura do ódio nas redes sociais.

O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante o mês inteiro. A campanha foi originada, inicialmente, nos Estados Unidos, a partir da morte de um jovem de 17 anos. Para homenageá-lo, seus amigos e pessoas próximas espalharam fitas amarelas com mensagens de apoio às pessoas que precisavam de ajuda, nesse contexto, o laço amarelo foi escolhido como símbolo de prevenção e luta contra o suicídio.

Durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

É importante lembrar que saúde mental é um assunto sério e demanda cuidado de profissionais especializados como psicólogas e psiquiatras. Portanto, para cuidar da saúde mental e prevenir o suicídio, é fundamental buscar um acompanhamento especializado.