Qual mãe ou pai nunca passou por momentos constrangedores e desesperadores, com o filho se jogando no chão, na frente de diversos desconhecidos? O pior, nesses momentos, é quando as pessoas se aproximam e começam a dar sugestões para deter a criança, ou ainda fazem comentários hostis relacionados à habilidade educacional dos pais.
Saber como lidar com birras é um dos maiores objetivos de quem tem crianças pequenas em casa.
Não é fácil. Porém, conseguir enfrentar esses momentos e orientar melhor o filho é função dos responsáveis. Isso é importante, principalmente, para que saibam lidar com a frustração e se tornem adultos mais maduros emocionalmente.
Sabendo disso, elaborei algumas dicas para ajudar com esses desafios. Acompanhe!
1. Saiba enfrentar a vergonha
Ao ir atrás de orientações de como lidar com birras, uma coisa é certa: você precisará lidar com os momentos de vergonha. Eles fazem parte da história. É legal ter isso em mente, para que você não caia na tentação de ceder ao pedido do filho apenas para evitar uma plateia grande ao redor.
Nesses casos, se possível, tire a criança do lugar e a leve para outro no qual vocês possam conversar à vontade.
2. Conquiste o autocontrole
Muitas vezes, os responsáveis reagem a essas birras de maneira agressiva, a fim de amenizar a própria frustração. Afinal, ter a sensação de total descontrole sobre o filho é algo bastante difícil de aceitar, concorda?
Contudo, esse tipo de comportamento pode ensinar a criança a reagir também agressivamente, inclusive com os adultos, cada vez que não tiver seus desejos atendidos.
É difícil, sim, mas ter paciência e autocontrole nessa hora é fundamental.
3. Pense pela perspectiva da criança
Crianças ainda não têm a maturidade e a visão de um adulto para lidar com os próprios sentimentos negativos. A simples negação de um doce pode representar o fim do mundo para elas.
Acolha e tenha empatia com as frustrações dela de desejar algo e não conseguir alcançar isso. Evite dizer para ela não chorar, ou que ela está exagerando nos sentimentos dela.
4. Construa diálogos
Passado o momento da raiva, é hora de conversar com ela sobre o episódio. Diga que você entende o quanto ela ficou chateada e dê os motivos plausíveis para que você tenha negado o que ela queria. Depois, explique que, ainda que ela tenha ficado triste, existem maneiras melhores de resolver esse sentimento e que fazer birra não trouxe nada de positivo.
5. Dê o exemplo
Como você reage às situações nas quais as coisas não saem como o esperado? Muitos adultos, até hoje, saem batendo portas e gritam com as pessoas ao redor. As crianças passam a imitar parte desse comportamento, contudo, de uma maneira mais infantil, logicamente. Quando você se chateia ou se frustra é importante reagir da mesma forma como você queria que seu filho reagisse.
6. Seja consistente e cumpra o prometido
A criança precisa de consistência das ações do adulto para introjetar que aquela maneira de agir não é adequada. É importante, toda vez que a birra acontecer, ter a mesma reação. Caso contrário, a criança entende que em determinadas situações você irá ceder e passará a fazer mais pirraças nesses momentos.
Também cumpra com o prometido. Se você falar que irá tirar o tablet, por exemplo, realmente faça isso.
7. Valide os bons comportamentos
Não se esqueça de, sempre que possível, demonstrar o quanto você ficou satisfeito com um bom comportamento da criança. Ela precisa desse feedback para entender como ela deve se comportar em determinadas situações. Não adianta dizer o que ela não pode fazer, mas não esclarecer a maneira ideal de se portar.
Educar uma criança não é uma tarefa fácil, não é? Mas com essas 7 dicas de como lidar com birras é possível enfrentar melhor alguns desafios.
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Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
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