A pessoa com Transtorno de Somatização, fica preocupada com seus sintomas físicos, sobretudo com a gravidade que podem ter. Para elas, as preocupações quanto à saúde são geralmente o foco principal da vida e, às vezes, elas não conseguem pensar em mais nada.

Os sintomas físicos normalmente começam antes dos 30 anos, às vezes, durante a infância. A maioria das pessoas apresenta muitos sintomas, mas outras apresentam apenas um geralmente grave, a dor. Ela pode ser específica (como dor no abdômen) ou vaga (como fadiga). Qualquer parte do corpo pode ser o foco da preocupação.

O indivíduo com transtorno de somatização, se preocupa excessivamente com os sintomas e suas possíveis consequências catastróficas. Sua preocupação é desproporcional aos sintomas. É possível que a pessoa acredite que sensações ou desconforto normais como, por exemplo, roncos estomacais, estejam sendo causados por uma doença física grave. Ela tende a pensar o pior sobre qualquer desconforto que apresente. Os próprios sintomas ou a preocupação excessiva com eles é angustiante e perturba todos os aspectos da vida rotineira. Algumas pessoas ficam até deprimidas.

O paciente pode ficar dependente de outros, exigindo ajuda e apoio emocional, podendo enfurecer-se quando sente que suas necessidades não estão sendo atendidas. Em alguns casos específicos, o indivíduo pode ameaçar ou tentar cometer suicídio. Quando seu médico tenta tranquilizá-lo, ele geralmente pensa que o mesmo não está levando seus sintomas a sério. Geralmente insatisfeito com seu tratamento, ele normalmente vai de um médico a outro ou busca tratamento com vários ao mesmo tempo. Muitos não respondem ao tratamento, que pode até fazer com que os sintomas piorem. Alguns parecem anormalmente sensíveis aos efeitos colaterais dos medicamentos.

A intensidade e a persistência dos sintomas podem ser um reflexo de um forte desejo que a pessoa tem de receber cuidados. Eles podem ajudar a pessoa a evitar responsabilidades, mas também podem impedi-la de desfrutar de atividades.

 

Busque ajuda!!!