Em geral, o público tende a confundir o significado claro desses 2 conceitos. É até mesmo possível que você, em suas ponderações, possa não entender o que realmente significa a essência da verdadeira bondade.

Por isso, eu preparei um post para mostrar as diferenças que existem entre os conceitos populares relacionados. Além disso, vou alistar os benefícios de sempre agir com bondade nos seus relacionamentos interpessoais.

Vamos juntos?

Uma definição assertiva de bondade

Ser bondoso, como a própria etimologia da palavra ensina, significa praticar o bem em sua forma mais pura, bem intencionada e corretamente direcionada.

Ou seja, a pessoa bondosa quer que as coisas ocorram de uma maneira que produza benefícios, tanto para si mesma como para outros. Algumas características de alguém bondoso são:

  • O desejo de agradar o próximo;
  • A sensação de bem estar causada em si mesmo por praticar o bem;
  • A empatia que surge quando se descobre que é possível aliviar o sofrimento de alguém;
  • O forte desejo de compartilhar algo benéfico sem ter ganhos materiais para si mesmo;
  • A grande vontade de suprir as carências do próximo em virtude de ter nas mãos algo único que pode ser doado.

Portanto, quem é bondoso sempre pensa no seu próprio bem estar e no dos outros.

 

Confusão de conceitos

Do ponto de vista de alguns, a era de competitividade, tanto a nível pessoal como empresarial, não justifica adotar uma postura bondosa. A mente de quem pensa assim parece funcionar com os seguintes pensamentos:

  • “Ser melhor” é mais importante do que o bem estar de outros;
  • Andar à frente é essencial para atingir metas e objetivos pessoais;
  • Faltar com a bondade não é o mesmo que ser desrespeitoso;
  • Competir é saudável, independente dos resultados emocionais absorvidos por quem sofreu a derrota.

Pensamentos como estes geraram na sociedade moderna a sensação de que ser bondoso não é sinal de força, mas sim de fraqueza moral. Em outras palavras, o bondoso parece mais uma pessoa frágil e despreparada do que alguém pronto para lidar com os desafios da vida.

De que forma você pensa? No seu ponto de vista, ser bondoso é um sinal de força ou de fraqueza moral?

Antes de responder, pense no que vou abordar a seguir.

 

É preciso ser forte para mostrar bondade!

Numa sociedade que defende tanto a coragem, a impetuosidade e a competitividade, você precisa ser forte se há de mostrar bondade.

Essa frase resume todo o post: é preciso ser forte para ser bondoso. Porque? Eu alistei abaixo alguns motivos pelos quais mostrar bondade pode fortalecer as suas relações interpessoais. Veja:

  • Quem é bondoso atrai mais e repele menos.
  • Mostrar bondade é ‘nadar contra a maré’, pois só quem tem coragem de ser diferente é que consegue conquistar outros pela sua atitude resiliente.
  • Ao passo que gestos bruscos e irrefletidos transmitem a sensação de desapego e de falta de amor, quem pratica a bondade mostra aos outros o quanto precisa dele.
  • Pessoas bondosas possuem uma fama de ‘gente boa’ e acabam gerando vínculos mais permanentes do que quem acha que é superior aos que o cercam.
  • O conceito de bondade, em si mesmo, passa a ideia de tranquilidade e, com isso, produz uma sensação de apego muito forte nos relacionamentos pessoais.
  • Famílias que defendem atitudes bondosas tendem a resolver com mais facilidade suas diferenças e pontos de vista controversos.
  • Funcionários mais bondosos agradam de forma tão impactante os seus contratantes que causam no íntimo deles uma sensação de dependência, ampliando as chances de permanência no trabalho.
  • Alunos bondosos atraem a atenção de seus professores, ampliando a relação existente e, consequentemente, a possibilidade de maiores resultados na aprendizagem escolar.

A lista é bastante exaustiva, e só de pensar nos benefícios de mostrar bondade, logo se percebe que o conceito popular a respeito de ser ‘durão para ter aceitação’ está ultrapassado.

Quem pensa que ser bondoso é fraqueza, precisa se preparar para o futuro da humanidade. Aos poucos, mas gradativamente, todos nós perceberemos que a bondade nunca foi, não é e nunca será um sinal de fraqueza moral.

Muito pelo contrário, ser bondoso é um dos gestos mais corajosos da essência humana, e prova que a moral pode ser construída a partir da nossa força íntima!