Você conhece algum adolescente que tem obsessão por algum famoso? Consegue entender por que ele ama tanto alguém que não conhece direito? Até que ponto é normal esse fanatismo por alguém?

Vamos entender bem essa questão, mas antes precisamos contextualizar o adolescer.

Adolescência: fase de mudanças

A adolescência é uma fase que faz parte do processo evolutivo do ser humano. É uma transição entre a infância e a fase adulta. O ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, considera que a adolescência dura dos 12 aos 18 anos de idade.

O termo “crise existencial na adolescência” designa a forma como o jovem lida com as perdas das características da fase infantil e com as transformações que ocorrem em seu corpo, em sua mente, em suas relações e em sua visão de mundo.

É uma fase de descobertas e de mudanças: puberdade, alterações hormonais, novos sentimentos. Nesse período, o cérebro (assim como todo o corpo) ainda está em desenvolvimento.

 

O papel dos grupos sociais e a construção da identidade

Os grupos sociais nessa etapa ajudam os adolescentes a se entenderem melhor. Os amigos estão passando pelas mesmas dúvidas e angústias. Esse é um dos motivos pelos quais os adolescentes acabam se distanciando um pouco da família e se aproximando das amizades. É, de certa forma, normal, e faz parte do transcurso para a independência na fase adulta.

É também comum que os adolescentes tenham ídolos, nos quais se espelham e os quais admiram. Na infância, as figuras de referência e de identificação eram os pais. Agora buscam uma referência fora do ambiente familiar.

É um comportamento natural. Eles precisam de outros modelos e de ajuda na construção da própria identidade, a qual, segundo o psicanalista Erik Erikson, é a tarefa mais importante na adolescência. A construção da identidade indicará quais serão seus valores, seu grau de maturidade e influenciará em diversas de suas escolhas.  

O comportamento de idolatria sempre esteve presente na sociedade. Na antiguidade era comum adorar a várias divindades. Elas eram parâmetros, representadas, geralmente, por estátuas, e modelos de perfeição e poder.

Hoje em dia, com a evolução da Internet e com a possibilidade de se obter rápidas informações, é comum que os jovens admirem aqueles que possuem popularidade, como youtubers e blogueiros.

Esses famosos conseguem acesso aos adolescentes de uma maneira fácil e dinâmica, por meio das redes sociais. Falam de conteúdos que os interessam e assim, cativam sua atenção.

Também nesse período há o desenvolvimento da sexualidade. O que facilita o jovem a buscar aquele que, na sua concepção momentânea, seria um parceiro atraente e com características ideais.

 

Mas atenção

Os pais devem se preocupar quando essa grande idolatria atrapalha a vida dos adolescentes. Como, por exemplo:

  • Quando há diminuição do rendimento escolar;
  • Quando há fanatismo em querer conversar apenas sobre o ídolo;
  • Quando se comportam de forma agressiva se alguém criticar seu ídolo;
  • Quando gastam sempre toda a sua mesada em itens referentes ao famoso.

Conhecer quem seus filhos admiram é necessário. Acompanhe de vez em quando os vídeos e as postagens dos famosos e se certifique de que não possuem comportamentos inadequados. Dessa forma, se aumenta a probabilidade de que os jovens sejam influenciados de uma maneira saudável.

Se você acha que esse artigo pode ser útil a uma pessoa, ajude-a compartilhando-o.