assertividade-grosseria

A assertividade veste uma roupa despojada, é decidida e extremamente focada em seus objetivos. A grosseria, às vezes, nem se veste. É chocante e vem apenas para demolir relacionamentos com forte intensidade.

Uma pessoa assertiva só tem a desenvolver o seu íntimo, ao passo que alguém grosseiro dificilmente terá os meios para fazer isso.

Você já confundiu esses conceitos? Seja qual for sua resposta, é preciso absorvê-los dentro do seu íntimo com as definições corretas. Por quê? A maneira como você trata quem lhe cerca depende do modo como você enxerga esses elementos essenciais de relacionamento.

Então, relaxe um pouco e tente entender a partir de agora as diferenças que eu vou explicar entre ser grosseiro e ser assertivo. Curioso? Vem comigo!

Uma definição simples de assertividade

Ser assertivo, em poucas palavras, é se fazer entender com o tom, a expressividade e o esclarecimento calibrados. Uma pessoa expõe o que pensa de forma assertiva quando não dá muitas voltas para chegar aonde precisa.

O assertivo não ama o uso de termos complexos, ideias muito técnicas ou raciocínios que fogem ao universo do ouvinte.

Por exemplo, é bem provável que você está me entendendo porque eu expliquei a assertividade de um jeito simples, não é mesmo?

Porém, muito cuidado! Eu já vi muitas pessoas confundindo assertividade com grosseria. Como assim?

A grosseria está ultrapassada e, por isso, vai morrer!

Essa frase que você acabou de ler parece surreal, mas é um fato. Depois de tantas mudanças na sociedade e nas relações humanas, usar de grosseria já era. E agora vou ser bem sincera: “Ela já vai tarde!”

A grosseria entre pessoas do mesmo círculo de convivência enferruja e implode relacionamentos saudáveis. As razões são bem claras. Pense numa pessoa que você conheça que, infelizmente, esteja a todo momento machucando outros com palavras e atitudes indelicadas. O que acontece com alguém assim?

  • As pessoas se afastam dela;
  • Poucos têm vontade de conhecê-la;
  • Problemas se acumulam na rotina dela;
  • Soluções em grupo se tornam impossíveis;
  • Ela se fecha em seu universo;
  • Uma mentalidade assim traz mais perdas do que ganhos.

Ou seja, alguém grosseiro, que mostra indelicadeza, falta de bom senso, que chuta o discernimento e desconhece o respeito mútuo só tem a perder.

Diversos treinamentos sobre assertividade estão colocando a sociedade humana numa ótica bem mais favorável. Muitos estão enxergando o networking como oportunidade. Sendo assim, relacionamentos diversos estão assumindo uma forma totalmente nova.

Portanto, quem usa de grosseria, abrindo mão da assertividade, está fadado ao fracasso e, portanto, à morte de seu jeito de ser. Uma pessoa assim poderá chegar a uma encruzilhada na sua vida. Ela pode se ver diante de duas escolhas:

  • Continuar com sua grosseria e se apropriar de uma personalidade isolada
  • Aprimorar sua assertividade e ser mais bem acolhida e amada pelos que a cercam

Nunca seja grosseiro justificando que está sendo assertivo

A maioria das pessoas prefere conviver com alguém que reconhece seus erros de forma equilibrada. Então, quando às vezes tropeçar em palavras ou em ações, reconheça isso perante as vítimas do seu vacilo.

Mostrar assertividade não tem e nunca terá a ver com grosseria. Esses dois caminhos, por mais intensos que sejam, levam a direções totalmente opostas.

Portanto, nunca seja grosseiro justificando isso com a ideia de que procurou mostrar assertividade. As pessoas vão perceber isso, e pensar em você como alguém fechado a novas ideias. Eu tenho certeza de que sua ideia não é apresentar esse ‘cartão de visitas’, não é mesmo?

E quais serão os benefícios de agir com assertividade? Alguns são:

  • Você levanta a placa de “quero te respeitar”;
  • Seus gestos mostram que você está aberto a ideias;
  • Seu dia a dia se torna bem mais agradável;
  • As dificuldades encontram soluções;
  • Seu modo de pensar acolhe admiradores;
  • Você e todos os que o cercam saem ganhando.

O que você vai fazer diante disso? Bem, nós somos o que decidimos ser. Portanto, em sua vida, antes de agir, pense um pouco. Reflita em como suas atitudes refletirão nas pessoas do seu convívio.

Seja em casa, na faculdade, no trabalho ou mesmo na vizinhança, sua assertividade aprimorada mostrará a todos que você decidiu tirar a roupa da grosseria e jogá-la definitivamente no lixo!