Também conhecido por Distimia, o Transtorno Depressivo Persistente (TDP), é um distúrbio mental que afeta pessoas de todas as idades e pode originar, inclusive, a depressão em idosos. Entre outras questões, esse quadro tem seu diagnóstico marcado pela persistência dos sintomas depressivos por mais de dois anos.

Às vezes, os sintomas do TDP se caracterizam por queda persistente do humor, apatia, irritabilidade e desinteresse pelas atividades que antes eram prazerosas. Assim, quando esse quadro se instala, o indivíduo se torna apático, indisposto e perde a vontade de realizar as tarefas do cotidiano.

Logo, esse é um transtorno emocional muito comum e que impacta, significativamente, a rotina e a qualidade de vida dos pacientes. Mesmo que existam alguns fatores que influenciam o desenvolvimento do TDP, acredita-se que ele seja multicausal. No entanto, o descontrole na ação dos neurotransmissores, o comprometimento neuroendócrino e as questões psicossociais são as hipóteses mais prováveis para o quadro.

Esse distúrbio também pode ser chamado de transtorno distímico e é mais comum em indivíduos com tendência à depressão, principalmente nos quadros marcados por crises depressivas de longa duração.

Os pacientes que sofrem com o TDP são melancólicos, mal-humorados, mais propensos ao cultivo de pensamentos negativos e pessimistas. Alguns têm o perfil tipicamente introvertido, passivo, são queixosos e autocríticos. Se não adequadamente tratado, esse transtorno pode levar ao alcoolismo e à adicção em drogas.