Paciência é uma virtude que nos dias atuais está quase em extinção. É cada vez mais comum nos depararmos com pessoas gritando ou xingando umas com às outras no trânsito, vemos brigas entre casais ou famílias, parece ser impossível esperar um pouco mais pelo farol, elevador ou até mesmo um computador que está meio lento.

Muitas vezes é em casa que nos descontrolamos, que explodimos com as pessoas que estão mais próximas, como filhos(as), esposas e maridos. Estamos presenciando uma geração de crianças impacientes, ansiosas e intolerantes à frustração. Na realidade, deveria ser exatamente o oposto, é em casa que deveríamos ensinar e aprender a lidar melhor com esses sentimentos. Esse é o nosso ambiente seguro e de confiança para se viver uma vida mais equilibrada.

As consequências desse ciclo vicioso podem ser trabalhadas com 2 pilares: consciência e dedicação, para que as mudanças comecem primeiro em você e depois ao seu redor. Hábitos simples como respirar fundo, parar e pensar nos sentimentos antes de tomar qualquer atitude e principalmente, refletir sobre a situação que está causando o desconforto. Após isso, fazer a seguinte pergunta para si mesmo: eu controlo ou não controlo a situação? Se for algo que não está sob o seu controle, não adianta se estressar, trabalhe com aquilo que está em suas mãos. Porém, se for algo que está sob seu domínio, pense e reflita sobre como agir na ocasião.

Todo esse processo de mudança só será validado se você entender que vai falhar muitas vezes durante essa jornada. Vai explodir e perder a paciência, porém, o mais importante é admitir que falhas fazem parte e sempre deve-se tomar as rédeas da situação, se responsabilizando e não se culpando.

Ninguém muda da noite para o dia. Existem etapas que devem ser vividas e consolidadas em cada processo de mudança. E jamais, confunda paciência com passividade. Você não precisa se transformar em um monge budista para manter a calma, simplesmente precisa aprender a lidar melhor com os gatilhos que te tiram do sério.

 

PRATIQUE A PACIÊNCIA!!!