O Transtorno de Personalidade Esquiva (ou de Isolamento), abreviado pela sigla TPE, é uma condição que afeta cerca de 2,4% da população.
Essa situação pode ser confundida com Transtorno de Ansiedade Social, uma vez que a pessoa sente dificuldade em estar em situações nas quais:
* Há muitas pessoas;
* Poderá se sentir constrangida;
* Poderá ser rejeitada ou excluída.
No entanto, o esclarecimento sobre esse importante tema pode ajudar na conscientização e até mesmo auxiliar caso você conheça alguém com os sintomas.
O que é uma pessoa esquiva?
A pessoa esquiva é aquela que tem receio em estar em situações nas quais pode ser contrariada, avaliada ou até mesmo julgada.
Uma vez que a pessoa com essa condição se sinta excluída, ela pode experimentar grande sofrimento, já que ela possui grande sensibilidade às frustrações.
O paciente com TPE, possui um transtorno de personalidade, ou seja, é uma situação que se desenvolve ao longo do tempo e se manifesta já na maturidade, assim como outras questões de personalidade.
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman