Lançado em 2002, o livro: O Demônio do Meio-Dia, Uma Anatomia da Depressão, escrito por Andrew Solomon é um relato pessoal, comovente, esclarecedor e bem escrito sobre depressão, estresse e a maneira como vivemos hoje em dia. Vencedor do 2001 National Book Award e finalista do The Pulitzer Prize Board 2002, recebeu muitas críticas positivas de veículos renomados por todo o mundo.

Ir ao fundo do poço é uma expressão leve para descrever a experiência de vida do autor. Ele foi ainda mais fundo para vencer uma das síndromes que mais aflige a humanidade nos dias de hoje: a depressão.

Fruto de sua dolorosa, dramática e vitoriosa trajetória durante a doença, “O demônio do meio-dia” é um livro intensamente envolvente, sagaz, construtivo e humano. Recomendação de leitura para quem convive ou conviveu com alguém que sofre desta doença mais comum do que imaginamos. A obra não se restringe a um simples relato do autor sobre sua relação com a doença, foi inspirado pelo que sentiu na própria pele, Solomon fez uma investigação ampla e minuciosa.

Ele não mede esforços para dissecar a doença. Descreve a dor de outros, em diferentes culturas e sociedades, pessoas cujas vidas foram estilhaçadas pela depressão. Englobando questões amplas que cercam o assunto, Solomon revela as implicações históricas, sociais, biológicas, químicas e médicas da doença. 

Ele descreve a ansiedade e a depressão como demônios do meio-dia. “Tornar-se deprimido é como ficar cego, a escuridão no início gradual acaba englobando tudo; é como ficar surdo, ouvindo cada vez menos até que um silêncio terrível o envolve, até que você mesmo não pode fazer qualquer som para penetrar o silêncio. É como sentir sua roupa lentamente se transformando em madeira, uma rigidez nos cotovelos e joelhos progredindo para um terrível peso e uma isolante imobilidade que o atrofiará e, dentro de algum tempo, o destruirá”.

 

É um excelente livro, aproveite a leitura!