Há vários tipos de compulsão, um distúrbio psiquiátrico cada vez mais comum nos dias de hoje.
Compulsão por tomar bebidas alcoólicas, comer demais, comer pouco, fazer sexo, usar drogas, mentir, jogar apostando dinheiro, comprar, enfim, ter uma vontade incontrolável de fazer alguma coisa em demasia.
Pessoas que convivem com isso devem buscar tratamento! Conforme a intensidade da compulsão, o tratamento com remédios se faz necessário e a ajuda deve vir por meio do atendimento com um médico psiquiatra.
Há casos, também, um pouco mais simples, para os quais a terapia com um psicólogo pode tratar o distúrbio. O que não dá é ficar sem tratamento.
A compulsão é um problema sério que atinge tanto homens quanto mulheres e em qualquer idade. Trata-se de um transtorno, para o qual a medicina ainda não encontrou uma razão biológica, e que se instala quando o paciente não consegue mais controlar seus impulsos.
O distúrbio pode causar sérios problemas na vida, como por exemplo: dificuldade de trabalhar, de manter relações saudáveis com outras pessoas e com consequências físicas, psicológicas e sociais graves.
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman