O transtorno de personalidade narcisista não tem muito a ver com a famosa história de Narciso (que fica admirando a autoimagem). Ele é mais complexo que uma simples vaidade e não necessariamente se refere ao comportamento atual  de tirar fotos selfie.

De acordo com o Manual DSM-5, essa condição psicológica engloba características fantasiosas de grandiosidade e de se sentir mais especial que as demais pessoas. Isso leva o indivíduo a ter certas dificuldades de adaptação no mundo, pois ao mesmo tempo em que ele enxerga os outros como mais fracos, os outros o veem como alguém difícil e arrogante.

Entenda melhor, acompanhando a leitura!

Transtorno de personalidade narcisista: características principais

Ainda que a pessoa se veja como superior, é comum que ela apresente baixa autoestima e tenha sintomas de ansiedade e depressão. Isso porque o indivíduo com o transtorno é muito sensível a críticas e derrotas, o que fere, facilmente, seu ego. Veja as características mais comum.

Falta de empatia

O indivíduo com essa condição tem uma dificuldade grande em tentar ver as coisas pelo olhar do outro. É como se o que outra pessoa sentisse ou pensasse fosse inválido. Essa é um dos aspectos mais fortes em narcisistas, a incapacidade de compreender o mundo do outro.

Supervalorização das próprias opiniões

Justamente pela falta de empatia, o individuo tende a enxergar seus pontos de vista como verdades universais. Acredita, ainda, que todos que pensam diferente são mais fracos ou menos inteligentes.

Sensação de serem especiais e únicos

A pessoa gosta de ser atendida, sempre, pelos melhores especialistas: frequentar a melhor academia, ir ao melhor médico, ir a restaurantes de elite e mais caros, ainda que não tenha condições de pagar por tudo.

Hipersensibilidade a críticas

Apesar de se sentir especial, no fundo essa pessoa tem uma autoestima muito baixa. Por isso se ofende muito fácil quando alguém a critica Muitas vezes, o indivíduo pode não reagir muito bem a comentários negativos, tentando se defender, sendo arrogante. Pois o que ele quer é sentir admiração de todos.

Exagero nas conquistas e talentos

Pela necessidade de causar fascínio, o narcisista pode aumentar suas conquistas e talentos. Ele tem um padrão difuso de grandiosidade e superestima suas capacidades.

Sentimento de inveja ou de sentir-se invejado muito constantemente

Se o narcisista vê outra pessoa ao seu redor se dando muito bem em algo, pode sentir inveja e querer desmerecer os ganhos dela. Como um mecanismo de defesa, no sentido de reforçar suas ideias de ser superior, o indivíduo também pode se imaginar sendo um alvo constante de inveja dos outros.

 

Causas e tratamento

As causas ainda não são muito exatas, mas acredita-se que estejam relacionadas à genética (herdar um gene de um parente que também tem ou teve o transtorno), ao meio ambiente (uma criança que cresceu recendo críticas exageradas ou cuidados excessivos), à neurobiologia (células do sistema nervoso que colaboram para o tal comportamento).

Dificilmente pessoas com o transtorno reconhecem que precisam de ajuda, pois, no pensamento delas, o problema está ao seu redor. Porém, podem sentir que algum de seu comportamento esteja causando prejuízo nas relações, o que as deixa angustiadas e depressivas. Nessa situação, essas costumam ser as demandas iniciais em psicoterapias.

É importante deixar claro, ainda, que o ser humano é complexo e apenas uma dessas características isolada não define alguém com o transtorno de personalidade narcisista. O diagnóstico é realizado por um psicólogo ou psiquiatra.

Curta e compartilhe este texto para que mais pessoas tenham acesso a informações relevantes!