Mesmo quem gosta de Natal e das comemorações do final de ano passa por algum sentimento de desconforto. Pesquisadores americanos, em 1975, em artigo para a revista científica: “Perspectives in Psychiatric Care” afirmaram que “poucas pessoas passam ilesas pelos ‘holydays seasons’, sem sentir tristeza, desapontamento, ansiedade ou algum grau de dor emocional”.

São diversas as razões para estar triste no Natal e experimentar tais sentimentos:

– Expectativas inalcançáveis e fantasias relacionadas ao Natal;
– Pessoas mais velhas revivendo memórias de um Natal dos “velhos tempos”;
– Fadiga e estresse intensos que surgem do excesso de atividades, compromissos e informações;
– Mercantilização da data, que se tornou muito comercial e o estresse financeiro e a pressão por “dar e receber presentes”, em período de crise econômica e desemprego;
– A impossibilidade de estar com os familiares ou amigos, por luto, separações e conflitos ou até mesmo doenças na família.

Este ano, em especial, dá para acrescentar muitos motivos relacionados a pandemia. As pessoas atravessaram sentimentos negativos ligados a perdas e isolamento, e o clima de tensão e pessimismo foi recorrente.

É possível não se sentir triste no Natal, ao tentar tornar o período de festas mais tranquilo e até mesmo alegre. Esteja com pessoas importantes para você. Permita-se ficar em sua melhor companhia, você mesmo!