A saúde mental do homem ainda é um tabu entre eles, mas que causa consequências graves caso não sejam prevenidos ou tratados. A campanha Novembro Azul, chegou ao fim, mas a promoção à saúde dos homens e à prevenção do câncer de próstata deve durar o ano todo!

Existem vários fatores que podem gerar problemas psíquicos em homens, tornando-se importante falarmos a respeito. Os homens costumam demorar mais para buscar ajuda, principalmente se os sintomas forem associados a transtorno mental. É importante desconstruir os tabus, como, por exemplo, o de não demonstrar sinal de fraqueza, pois, foram ensinados culturalmente que “homem não chora”.

As patologias psiquiátricas como ansiedade, depressão e o suicídio, que ocorre mais em homens do que em mulheres, são assuntos importantes para serem abordados. Muitos homens se tornam dependentes químicos, principalmente do álcool, em uma tentativa de diminuir certos sintomas, como os da depressão, por exemplo. Com isso, acabam apresentando dois problemas a serem tratados: os mentais e os físicos, tais como doenças cardíacas, do fígado, dentre outras.

Por isso, os transtornos mentais em homens necessitam de atenção e precisam também de prevenção.

A maioria dos homens tem vergonha de falar sobre seu sofrimento mental, seja por tristeza, ansiedade, insônia, irritabilidade, falta de prazer, desânimo, etc. Consequentemente, deixam de ter uma vida feliz, saudável e com melhor qualidade. Estudos indicam que o principal fator para o homem ter uma boa saúde mental é a qualidade e a manutenção de bons relacionamentos.

Se você observar algum sintoma acima, deve procurar ajuda de um médico para diagnosticar e tratar os sintomas adequadamente. De preferência, procure um especialista em saúde mental.