Para começar, temos de esperar, geralmente, nove meses para nascer. Quando nascemos antes do tempo, muitos cuidados são necessários para garantir uma vida saudável, longe das complicações de um parto prematuro. Podemos concluir que temos de ter paciência antes mesmo de vir ao mundo.

A paciência é uma virtude e como toda a virtude, pode ser desenvolvida, desde que saibamos atribuir valor a ela e entender o que ganhamos quando a praticamos. De certo modo, a paciência é a habilidade que mais nos prepara para a vida adulta e profissional, ela está presente e se faz necessária, em todos os segmentos de nossa vida.

A paciência está muito associada à persistência. E persistir, por sua vez, é totalmente diferente de insistir. O persistente, assim como o insistente, não desiste de seus objetivos, a grande diferença entre eles, é que o persistente inova nas suas tentativas, tenta sempre de formas inovadoras e criativas chegar à sua meta. Já o insistente, continua “pregando o mesmo prego” ou “batendo a cabeça” do mesmo jeito, sua visão é limitada.

Quantas vezes recaímos de nossas doenças por falta de tempo para o devido repouso e recuperação? O pós operatório é uma das fases mais importantes do processo operatório, deve-se esperar o tempo necessário para o organismo se recuperar totalmente. Uma recaída pode levar à necessidade de outras cirurgias e isso pode colocar a vida em risco.

Geralmente, associamos a paciência ao estado de calma, e isso faz sentido. Quando pensamos em uma pessoa paciente, pensamos em alguém calmo e sereno, mas isso não tem nada a ver com agilidade ou rapidez para concluir uma tarefa, quer dizer apenas, que não devemos colocar “o carro na frente dos bois.”

Quanto mais exercitamos a paciência, mais calmos conseguiremos nos sentir, e quanto mais calmos, melhor conseguiremos avaliar a situação e nos posicionarmos de maneira mais satisfatória na hora de agir, ou seja, passamos a ser um agente, controlador do próprio destino e do curso da história, pelo menos, no que depender de nossa parte.

 

“A paciência de esperar é possivelmente a maior sabedoria de todas: a sabedoria de plantar uma semente e esperar a árvore dar frutos.” – John Macenulty.